Em 28/11/2013 às 07h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases participa de Fórum pela Promoção da Igualdade Racial

Rita Bento tem atuação efetiva nos movimentos pela igualdade racial

Rita Bento tem atuação efetiva nos movimentos pela igualdade racial

Download

No período de 28 de novembro a 1º de dezembro, o IX Fórum pela Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR) acontece em Conselheiro Lafaiete – MG e, com o objetivo de discutir "Ancestralidade, Religiosidade e Resistência", reúne diversas entidades, grupos e movimentos sociais que atuam "pela construção da unidade na diversidade".

Nesta edição, o FOPPIR conta com mesas temáticas, oficinas de trabalho, apresentações culturais e debates, dos quais o Movimento Negro Organizado de Cataguases participa com trinta e quatro representantes. De acordo com Rita Bento, fundadora do Movimento Cultural Ganga Zumba de Cataguases e coordenadora de Cultura do Fórum Mineiro de Entidades Negras (FOMENE), "este momento é muito importante para adquirir e compartilhar informações que visam o desenvolvimento de políticas para a igualdade racial".

Rita, que também é coordenadora de Mulheres da UNEGRO e 2ª coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de Minas Gerais, conta que, de Cataguases, além de representantes do Movimento Cultural Ganga Zumba, também participam do evento Agentes de Pastoral Negros (APNs), membros da UNEGRO e da Secretaria de Assistência Social de Cataguases. Dessa última entidade, o coordenador da Proteção Social Básica, Murilo Matias, é um dos representantes e enfatiza a relevância do evento que reúne lideranças militantes em Minas Gerais pela igualdade racial.

Murilo destaca que Cataguases tem avançado no entendimento de políticas sobre igualdade racial, mas ressalta que ainda existe um grande desafio de "equilibrar o conhecimento de formatação de políticas públicas com o conhecimento das pessoas da militância" para, a partir da criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, formar um grupo de trabalho com foco nas características e peculiaridades de Cataguases. "Além da Assistência Social, todas as demais políticas podem contribuir de forma transversal para a consolidação da igualdade racial em Cataguases", frisa o coordenador da Proteção Social Básica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Igualdade Racial, Rita Bento, Ganga Zumba, Negro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: