Em 20/11/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Palestra na Câmara questiona legalidade na aplicação de recursos pela Administração anterior

Alexandre, ao fundo, apresenta suas dúvidas sobre atos da administração anterior

Alexandre, ao fundo, apresenta suas dúvidas sobre atos da administração anterior

Download
A convite do Presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Fernando Pacheco, a sessão desta terça-feira, 19 de novembro, contou com a palestra apresentada pelo profissional de T.I. e membro da Comissão Executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município, Alexandre Soares Campos. Ele falou aos vereadores sobre o que considera irregularidades praticadas pela Administração anterior, chamou a atenção para a não prestação de contas do prefeito no último ano de mandato e questionou a legislação que, em sua ótica, "é fraca". O presidente Fernando Pacheco justificou o convite a Alexandre dizendo que a Câmara é a Casa do Povo e todos que tenham algo relevante a dizer e queiram fazê-lo, serão convidados. 

Alexandre (foto ao final da matéria), após dizer ter feito uma pesquisa pessoal sobre a destinação de recursos da última administração municipal, apresentou cópias de contratos firmados entre a Prefeitura e empreiteiras naquele período, apontou o que considera erros na legislação vigente e deixou no ar a dúvida de que pode ter ocorrido desvios de recursos públicos na prefeitura de Cataguases. Ele frisou o episódio da venda de imóveis do município cujo dinheiro seria utilizado para comprar o Cine Edgard. Como isso não aconteceu, ele mostrou cópia de um documento fornecido pela Prefeitura à época ao então membro da Comissão de Transição, Walter de Paula, hoje Secretário Municipal de Administração, detalhando onde aquele dinheiro foi gasto. Antes de encerrar fez uma série de questionamentos que, para ele, precisam ser respondidos pelo gestor anterior.

imageEm seguida, os vereadores fizeram diversos comentários sobre o que foi apresentado por Alexandre. O vereador José Augusto Titoneli, o primeiro a falar, aproveitou o momento para dizer que a atual administração "se esmera em processar ex-prefeitos seja por qual motivo for", acrescentando tramitarem na justiça da Comarca processos neste sentido contra os ex-prefeitos Tarcísio Henriques, Maria Lúcia e Tarcísio Filho. Serafim Spíndola, em seguida, pediu ao presidente da Casa para convocar o secretário de Administração da gestão passada, Jesusimar Dornellas, para eslcarecer as dúvidas levantadas por Alexandre. O presidente da Casa, Fernando Pacheco, disse não ter poderes para convocá-lo mas fará o convite que Serafim se encarregou de levar a Jesusimar.

imageA intervenção de Michelângelo Corrêa foi a mais enfática e culminou em uma breve discussão com Alexandre Campos. O vereador fez a defesa da administração anterior e disse: "Quem ouve esta palestra fica com a impressão equivocada que o Willian só fez isso, vendeu imóveis para comprar o cinema. Ninguém lembra ou fala que ele, em seu mandato, administrou mais de quatrocentos milhões de reais e que fez melhorias significativas em toda a cidade, de escolas a postos de saúde", destacou. O vereador afirmou que Alexandre, com sua palestra, "foi político e antecipou a campanha eleitoral" em Cataguases, sendo contestado imediatamente pelo palestrante. 

imageSobre o Cine Edgard tramita uma ação na justiça para apurar se houve irregularidades na venda dos imóveis e a consequente não aplicação do dinheiro na compra do referido imóvel como foi amplamente divulgado na ocasião. Paralelamente, os vereadores aventaram a possibilidade de instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o mesmo objetivo. Sobre o assunto, Fernando Pacheco disse no momento não ser possível sua instalação, acrescentando que isto somente poderá acontecer depois de concluída uma das duas CEIs em andamento naquela Casa. José Augusto Titoneli disse ao Site que isto não é possivel  "porque já corre um processo na justiça sobre o assunto o que descaracteriza a criação desta Comissão", disse o vereador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: cine Edgard, Prefeitura, Alexandre Soares Campos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: