Em 05/11/2013 às 20h24 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Delegado Geral da Polícia Civil visita Cataguases e vê as péssimas condições da delegacia

Ele também falou que o governo de Minas não pode investir em imóvel que não seja de sua propriedade e ouviu sugestões

Toda a equipe da Polícia Civil em Cataguases com o Delegado Jeferson Botelho

Toda a equipe da Polícia Civil em Cataguases com o Delegado Jeferson Botelho

Download
A Delegacia de Polícia em Cataguases recebeu nesta terça-feira, 5 de novembro, pela primeira vez em sua história, a visita do Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária e Delegado Geral de Polícia Civil de Minas Gerais, Jeferson Botelho Pereira. Ele veio conhecer a realidade daquela delegacia e a partir daí buscar melhorar o trabalho prestado e qualificar os serviços da Polícia Civil na cidade. Jeferson aproveitou também para apresentar a nova delegada que assume nesta terça-feira, o cargo na cidade. Érica Nascimento Guedes veio de Itabira e se junta aos delegados Vitor César Leite Machado e Gutemberg de Sousa Filho, titulares daquela delegacia seccional, além de Flávia Granado e Thiago Marty, que trabalham atualmente como colaboradores estando lotados nas delegacias de Pirapetinga e Miraí, respectivamente.

Em Cataguases Jeferson Botelho fez uma visita de cortesia à promotora de Justiça da Vara Criminal, Soraya da Silva Guedes Nascimento, com quem, segundo informou, a Polícia Civil vem mantendo um "excelente relacionamento e um trabalho de parceria muito efetivo". Em seguida ele foi até à Delegacia de Polícia em Cataguases onde, após conhecer as instalações do local, reuniu-se com todos os funcionários daquela repartição para que pudessem conhecê-lo e colocar-se à disposição dos colegas para atuar de forma a melhorar a ação da Polícia Civil. Após o encontro, Jeferson concedeu uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes em que abordou alguns temas relevantes. 

imageO primeiro deles foi o anúncio de que na próxima sexta-feira, 8, o Governador do Estado, Antônio Anastasia, vai sancionar "de forma solene", a Lei Orgânica da Polícia Civil. "Um grande avanço, pois trata-se de uma lei que estava tramitando há catorze anos e vai substituir a que está em vigor desde 1969. Agora, nós conseguimos várias garantias, várias prerrogativas, como o abono de permanência para aqueles que já têm tempo de se aposentar e poderão agora permanecer por mais tempo prestando serviço, além de alguns direitos assegurados e o próprio aumento do efetivo da ordem de 5.412 novos funcionários garantindo concurso público para atender a demanda do estado de Minas Gerais", revelou.

Jeferson Botelho também falou sobre o estado precário em que funciona a Delegacia em Cataguases. Ele ressaltou que apesar do governo de Minas disponibilizar uma verba de cerca de "cento e cinquenta milhões de reais para reformar as delegacias, aqui este recurso não pode ser aplicado porque o Estado não pode investir em imovel que não é de sua propriedade" (em Cataguases o prédio em que funciona a delegacia pertence ao município), contou. Ele acrescentou em seguida que "se houver uma doação deste prédio para o Estado é possível que haja um investimento do Estado em sua reforma". O delegado Geral também revelou que uma equipe de delegados e Ministério Público deverão se reunir com as autoridades do município no sentido de buscarem uma solução para o problema. 

imageO vereador e delegado aposentado, Serafim Spíndola, que foi até à delegacia cumprimentar Jeferson Botelho, disse ao superintendente que a doação daquele prédio para a Delegacia de Polícia "não atende às necessidades atuais porque aqui não há lugar para se fazer emplacamento de veículos nem vistoria, entre outras limitações", contou sendo apoiado prontamente pelo delegado titular, Gutemberg de Souza Filho. Serafim sugeriu que o município doe um terreno ao Estado para que o governo de Minas possa construir uma nova delegacia e a sugestão foi bem recebida pelo Delegado Geral de Polícia Civil que acrescentou ser necessária "uma estrutura física moderna e eficaz para o bom andamento dos serviços da Delegacia de Polícia em Cataguases". 

Por fim, Jeferson explicou o motivo pelo qual após após às 18 horas, pessoas detidas por algum tipo de ilícito são levadas para a Delegacia de Polícia em Leopoldina. "Por uma questão trabalhista, já que não podemos obrigar os servidores a cumprirem mais de 40 horas semanais e o Estado não tem como pagar horas extras. Assim, nas delegacias regionais o pessoal trabalha em regime de plantão e presta este atendimento", contou completando: "Estamos estudando uma alternativa a esta situação e ela envolve a utilização da tecnologia, mas é apenas um estudo", enfatizou Jeferson. O delegado seccional de Cataguases, Gutemberg de Souza Filho avaliou a visita do superintendente como "muito positiva e proveitosa, porque ele conheceu de perto a nossa realidade, ouviu toda a equipe e vai, certamente, promover melhorias",disse. (Fotos de Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Delegado Geral da Polícia Civil, Superintendente, Jeferson Botelho, Delegado





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: