Em 04/11/2013 às 12h31 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

112 cataguasenses fizeram cirurgia de catarata neste fim de semana em Astolfo Dutra

O movimento foi intenso na frente do Hospital neste fim de semana

O movimento foi intenso na frente do Hospital neste fim de semana

Download
Entre os dias 1º, 2 e 3 de novembro, foi realizado pela primeira vez em Astolfo Dutra, no hospital Olyntho Almada, mutirão para cirurgia de catarata, beneficiando mais de 150 pessoas, dentre moradores daquele município e de outros da região, como Volta Grande e Andrelândia. De Cataguases, 112 pacientes foram atendidos e "isso corresponde a um alívio significativo na fila de espera para este tipo de cirurgia no município", revelou o secretário de Saúde de Cataguases, Geraldo Antonnuci.

Questionado sobre estas cirurgias, o secretário voltou a lembrar que Cataguases também vai prestar este serviço, mas é necessário aguardar que o Estado consolide a pactuação firmada recentemente. Ele também revelou que os pacientes cataguasenses fizeram "os exames de glicose e outros procedimentos pré-operatórios aqui mesmo em Cataguases".  Ele também disse que o mutirão em Astolfo Dutra vai "contribuir para acabar com a demanda reprimida para esta cirurgia".

O médico responsável pelas cirurgias de catarata em Astolfo Dutra é Breno Tavares Nogueira e, segundo Robson Aparecido Garcia, enfermeiro cataguasenses treinado especialmente para integrar a equipe do mutirão, as pessoas atendidas saíram satisfeitas com a cirurgia. "Uma das pacientes agradeceu muito e disse que foi agraciada com a oportunidade, porque voltou a enxergar depois de mais de dois anos sofrendo com a catarata", disse ele que passou três meses fazendo treinamento específico em Sabinópolis a fim de que pudesse participar da equipe de Breno Nogueira. O mutirão contou ainda com apoio do vereador e enfermeiro de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro (na foto abaixo com Joãozinho e o médico Breno), e da secretária de Saúde daquela cidade, Luíza Marilac. 

image
O vereador João Manoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre), responsável pelo início das cirurgias de catarata em Astolfo Dutra e também em Cataguases, esteve naquela cidade dando apoio ao mutirão. Desde o início de sua legislatura o vereador, juntamente com sua assessora Cida Melo, trabalha no sentido de viabilizar estas cirurgias para os pacientes que sofrem de catarata. Logo em janeiro, ele conseguiu firmar convênio com o hospital em Sabinópolis para atender aos pacientes de Cataguases. A partir do crescente número de pessoas que se dispuseram a ir até aquela cidade para se submeterem à cirurgia, ele conseguiu junto ao prefeito de Cataguases e na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais credenciar o Hospital Olyntho Almada, em Astolfo Dutra, para realizar estas cirurgias. Agora, ampliando esta sua iniciativa, o Hospital de Cataguases foi contratado pela Secretaria Municipal de Saúde e aguarda apenas a liberação para iniciar este tipo de procedimento. (Fotos: Paulo Victor e reprodução internet)

image












A secretária Cida Melo e o enfermeiro Robson Garcia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: catarata, cirurgia, Astolfo Dutra, Joãozinho de Vista Alegre





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: