Em 23/10/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vereadores frustram expectativa e adiam votação do Sistema Municipal de Cultura

Comerciantes estiveram na Câmara para marcar posição contrária ao projeto de lei que prevê abertura aos domingos e feriados e falar sobre o Natal Iluminado

Camilo foi o primeiro a falar sobre o projeto Natal Iluminado

Camilo foi o primeiro a falar sobre o projeto Natal Iluminado

Download
A Sessão Ordinária desta terça-feira, 22, da Câmara Municipal de Cataguases começou às 19 horas e terminou faltando 3 minutos para a meia noite. Uma série de assuntos foram debatidos durante as quase cinco horas de reunião, como o projeto de lei que estabelece o Sistema Municipal de Cultura, cuja aprovação era tida como certa não apenas pelo próprio Secretário Zeca Junqueira, que não negava sua enorme expectativa neste sentido, como também de todos os envolvidos no meio cultural. Nem mesmo a veemente defesa do projeto feita por Zeca, em que narrou as vantagens que a aprovação do projeto trará para Cataguases foi suficiente para convencer os vereadores. Eles preferiram esperar mais uma semana e adiaram sua votação para a próxima sessão, frustrando, assim, a comemoração contida dos envolvidos com a Cultura em Cataguases. Dois outros assuntos, porém, que não estavam na Pauta, foram tratados. O primeiro foi a respeito do projeto de lei do vereador Serafim Spíndola, que pretende tornar facultativo a abertura do comércio aos domingos e feriados. 

imagePor iniciativa do presidente daquela Casa, vereador Fernando Pacheco, compareceram à sessão os empresários comerciantes Sertório Duarte, Camilo Cristovão Vicente e Humberto Lanziére para opinarem sobre o projeto de lei. E como este Site informou em matéria publicada na manhã desta terça-feira, 22. Os três são contrários a proposta de Serafim que altera o horário de funcionamento do comércio na cidade. Os argumentos usados por eles vão desde não ser este o momento propício até aumento de despesa para os comerciantes, além da recusa dos funcionários que preferem descansar aos domingos.Serafim aproveitou para defender novamente sua iniciativa, afirmando ser uma oportunidade para os pequenos comerciantes se firmarem, aumentar o emprego, e de crescimento para o comércio do município na região.

imageFernando Pacheco disse que o projeto está nas comissões permanentes da Casa sendo analisado e que assim que entrar na Pauta será amplamente divulgado. "Esta visita de hoje é apenas para estes empresários colocarem seu ponto de vista sobre a proposição de Serafim Spíndola", salientou. E em seguida, acrescentou que o projeto de lei pode até ser discutido em uma audiência pública. O vereador José Augusto Titoneli revelou o que deverá propor no sentido de "melhorar e adequa-lo à nossa realidade", como ampliação do horário de funcionamento das lojas até ás 18 horas de sábado e no domingo permanecendo fechadas; Sistema de plantão, igual ao das farmácias, para os supermercados, quando apenas um ficará aberto aos domingos e feriados em sistema de rodizio; abertura somente dos supermercados e, por último, vai propor que a Câmara faça um plebiscito que seria convocado pelo prefeito municipal como determina a Lei Orgânica, deixando para o povo dar a palavra final.

imageNa sequência os mesmos empresários aproveitaram para falar do projeto Natal Iluminado. Sertório e Camilo disseram ser esta uma oportunidade para chamar a atenção das pessoas da região para o nosso comércio, "de fazer algo diferente para promover as vendas e gerar mais riquezas". Eles disseram também que a iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, que chamou os empresários a participarem e, a partir daí, a ideia foi sendo ampliada até chegar no projeto atual. "Estamos investindo 58 mil reais em decoração e aceitando doações de todos. A Secretaria de Cultura, entrou com dezesseis mil reais, oriundos do ICMS Turístico e o restante estamos conseguindo junto à iniciativa privada", revelou Sertório. Ele encerrou sua exposição sobre o projeto Natal Iluminado (que conta com apoio deste Site) chamando os vereadores a contribuirem com a quantia que quisessem, mas nem todos se sensilizaram.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Sistema Municipal de Cultura, Natal Iluminado, comércio





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: