Em 15/10/2013 às 11h06 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Mestre do Carnaval, morre aos 75 anos, Chico Salgado

Chico Salgado durante o desfile de Carnaval em 2012

Chico Salgado durante o desfile de Carnaval em 2012

Download
Francisco Salgado Filho, mais conhecido como "Chico Salgado", nasceu em Cataguases no dia 11 de agosto de 1938. Estudou no antigo Grupo Escolar Coronel Vieira, fez o ginásio no Colégio Cataguases, na década de 50, mas formou-se na Escola técnica de Comércio de Cataguases. Em seguida começou os cursos de Técnico em Contabilidade e o Normal sem, no entanto, concluir nenhum dos dois. Começou a trabalhar em 1958 como contratado do Serviço de Alimentação da Previdência Social, antigo SAPS e em 1971, com a extinção daquele órgão foi transferido para o Ministério do Trabalho onde aposentou.

Mas a vida de Chico Salgado não foi marcada por sua atividade profissional, e sim pelo amor e dedicação ao Carnaval de Cataguases. A paixão por esta festa mais popular do planeta ele a descobriu cedo, pois,  ainda criança, participava do carnaval em blocos caricatos e ajudava na preparação de fantasias. Em 1964 começou, oficialmente sua vida de carnavalesco e, pouco tempo depois, veio o reconhecimento ao seu enorme talento com o primeiro troféu no concurso oficial de fantasia do Clube do Remo, em que ficou em primeiro lugar.

A partir daí os prêmios foram se multiplicando e ao longo de sua carreira colecionou mais de trinta deles em diversas categorias. Em 1971 é o primeiro a conquistar o prêmio concedido pela Rádio Cataguases como destaque da Escola de Samba Luzu. Chico também foi um dos fundadores da Escola de Samba Pouso Alegre que desfilou por vários anos até que, por motivos de saúde, teve de afastar-se dela. Nos dois últmos anos, Chico não desfilou no chão; por causa de um problema na perna, percorreu a Passarela do Samba Expedito Liberato em cima de um carro, fantasiado, distribuindo sorrisos e acenando para a multidão que o aplaudia.

imageChico, que era solteiro, deixa as irmãs Tereza, Ilma e Meirice, e seu corpo está sendo velado na Capela do Cemitério São José. Diabético, Chico Salgado estava internado no Hospital de Cataguases desde a última quarta-feira e a causa de sua morte foi em decorrência de complicações provocadas por aquela doença. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira (foto), comentou o falecimento do carnavalesco: "Acho que foi uma grande perda porque Chico era um ícone do nosso carnaval. Ele era o retrato do carnaval de nossa cidade e de uma época. Eu, particularmente, estou triste com sua morte e acho que a Cultura perdeu um pedacinho com sua partida". Chico Salgado será sepultado às 16 horas no cemitério São José.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Livro "Nossa Gente"

Tags: carnaval, Chico Salgado, fantasia





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: