Em 11/10/2013 às 15h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Anastasia deverá conhecer o projeto do Parque Tecnológico de Cataguases

Ângelo Cirino, Secretário Municipal de Indústria e Comércio, e José Porfiro do Carmo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista, vão detalhar o projeto ao Governador

O Governador Antônio Anastasia demonstrou interesse em conhecer o modelo de desenvolvimento econômico para Cataguases

O Governador Antônio Anastasia demonstrou interesse em conhecer o modelo de desenvolvimento econômico para Cataguases

Download
Durante sua passagem por Cataguases, na manhã do dia 9 de outubro, o Governador Antonio Anastasia concedeu uma breve audiência ao Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Ângelo Andrade Cirino, e ao Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, José Porfiro do Carmo, que lhe apresentaram, de forma sucinta, o projeto para a implantação de um parque tecnológico em Cataguases, que seria composto por uma incubadora de empresas, um condomínio empresarial e cursos técnicos e universitários para atender principalmente ao Polo do Audiovisual da Zona da Mata. Na semana passada, o Secretário apresentou o projeto ao Conselho Universitário da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), que demonstrou seu interesse em participar da iniciativa, sinalizando com a instalação de uma unidade na cidade. "Teríamos, assim, a nossa tão sonhada universidade pública, gratuita e de qualidade", lembrou Ângelo.

O Governador prometeu conversar sobre o assunto com o Reitor da UEMG, Professor Dijon Moraes Júnior, e também receber o Secretário em seu gabinete para conhecer o projeto. Conforme explicou Ângelo Cirino, esta visão de um novo modelo de desenvolvimento econômico-social para Cataguases, baseado na economia do conhecimento e da criatividade, surgiu de um conceito avançado e inovador,  para o qual ele buscou subsídios em iniciativas de sucesso em outros municípios. "Um exemplo muito interessante é o Tecnosinos, implantado na cidade gaúcha de São Leopoldo, que surgiu com o objetivo de fomentar novos empreendimentos na área da tecnologia orientados pelo empreendedorismo inovador e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região", explicou. Criado há mais de 10 anos, o Tecnosinos abriga hoje diversas empresas, divididas em polos com especialidades nas áreas de Tecnologia da Informação, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Alimentos Funcionais e Nutracêutica e Tecnologias Socioambientais e Energia. Sua governança se estabelece entre a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde está localizado o parque), iniciativa privada e setor público.

Segundo o Secretário, a cidade se desenvolveu ao longo de décadas através da economia calçadista. "Crises econômicas e a concorrência com os produtos chineses fizeram a indústria de calçados entrar em declínio naquele município. A iniciativa privada se uniu a outras instituições, entre elas a Unisinos, e criou o parque, mudando o foco da economia local", explica o Secretário, que visitou a Tecnosinos no começo deste mês. Na oportunidade, ele também conheceu o Sapiens Parque, em Florianópolis, outra iniciativa parecida, porém voltada a iniciativas relacionadas a tecnologia, meio ambiente, arte e ciências e que surgiu da iniciativa privada, como apoio do governo daquele estado e da Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras instituições.

O Secretário disse, ainda, que já conhecia outras iniciativas, como a BH Tec, um parque tecnológico que envolve  a UFMG a Prefeitura de Belo Horizonte, o Governo de Minas e o Governo Federal.  "Todas estas iniciativas podem perfeitamente ser adaptadas à realidade de Cataguases e ajudar a mudar o eixo de desenvolvimento da nossa economia, aproveitando a experiência do Polo Audiovisual, com o envolvimento da sociedade e parcerias importantes, como a UEMG que, durante nossa visita, viu a possibilidade de se tornar uma instituição de ensino de referência na área de cinema, animação e novas tecnologias digitais, conforme disse o próprio Reitor", concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: parque, tecnológico, Sindicato, Ângelo Cirino, José Porfiro





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: