Em 10/10/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases vai apresentar propostas na Conferência Estadual de Políticas Sobre Drogas

As palestras mostraram a realidade das drogas na sociedade

As palestras mostraram a realidade das drogas na sociedade

Download
Durante toda a tarde da última terça-feira, 8, foi realizada em Cataguases a II Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, cujo tema "Políticas sobre Drogas, Cenários, Avanços, Desafios e Perspectivas" foi amplamente discutido sob a ótica dos eixos "Violência", "Drogas" e "Cidadania". A Conferência aconteceu a partir das 13 horas, na sala de reuniões da Casa de Maria, e contou com a participação de 40 pessoas.

Estiveram presentes conselheiros do COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas), representantes da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases, conselheiros tutelares, secretários municipais, membros da Secretaria Municipal de Assistência Social, membros do Caps-AD, além de psicólogos, assistentes sociais e demais trabalhadores em prevenção, tratamento e combate às drogas no município. Antes das discussões e elaborações de propostas, os presentes assistiram às palestras sobre "Prevenção, Tratamento e Inserção Social" e "Violência", ministradas, respectivamente, pela psicóloga da Casa de Maria, Débora Comello, e pelo Cabo José Luiz Severino da Silva, da Patrulha Escolar.

imageDébora (foto ao lado) destacou que a prevenção ao uso de drogas é muito importante e é preciso planejar ações adequadas aos grupos que se propõe atingir. "Prevenir não é banir a possibilidade de uso de drogas, mas considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas diferentes", destacou a psicóloga, lembrando que no caso de pessoas já em uso de drogas, o tratamento é tão essencial quanto a reinserção social. "Não adianta tratar o paciente sem garantir que ele será reinserido socialmente, porque a possibilidade de ele retornar às drogas é muito grande se estiver excluído da sociedade", completou Débora.

imageO cabo José Luiz (foto ao lado) revelou números sobre a violência em âmbito nacional e local lembrando que todos os dias 110 pessoas são assassinadas no Brasil. Segundo o palestrante, a violência está intrinsecamente ligada ao tráfico e uso de drogas e estima-se que cerca de 80% dos crimes são frutos direta ou indiretamente do narcotráfico. O diretor do Presídio de Cataguases Alan Neves (foto abaixo), também presente ao evento, contou que das 215 pessoas presas, 127 foram por envolvimento com drogas. Após as palestras, os participantes coletivamente realizaram proposições de âmbito municipal e estadual que visam implementar as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, bem como as de tratamento e reinserção social de dependentes.
 
imageDentre essas propostas, estão as que preveem a "criação efetiva de uma rede de atendimento preventivo-educacional para valorização da vida e prevenção ao uso de drogas", a "capacitação permanente dos profissionais e demais envolvidos na prevenção e tratamento da dependência química" e o "aumento do tempo de internação de três para seis meses dos dependentes beneficiados pelo programa ‘Aliança pela Vida’". Ao fim da Conferência, os delegados eleitos para levar as propostas à Conferência Estadual foram Marcelo Rittmayer Silva, Geraldo Luis Campos Ribeiro (foto abaixo), Rosely Aparecida Borcard Rodrigues da Silva e José Luis Severino da Silva. Geraldo, que é presidente do COMAD, considerou a conferência como um evento positivo e produtivo na busca de soluções para minimizar os problemas relacionados às drogas em Cataguases e em Minas Gerais. A Conferência Estadual será realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro, em Belo Horizonte. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

image

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: drogas, Comas, conferência, Polícia Militar





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: