Em 07/10/2013 às 10h13 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Tecido em Ruínas traz um novo olhar sobre a Cultura em Cataguases

Vinicius, a esposa, Denise Mathias, e amigas no lançamento de seu livro

Vinicius, a esposa, Denise Mathias, e amigas no lançamento de seu livro

Download
O escritor cataguasense Marcos Vinicius Ferreira de Oliveira lançou, na noite deste domingo, 6, no Restaurante Café do Museu, seu terceiro livro, "Tecido em Ruínas - Fabricação e corrosão das Cataguases no Inferno Provisório de Luiz Ruffato", sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em que estuda aquela obra do também cataguasense Luiz Ruffato. 

Diversos amigos e convidados prestigiaram a noite de autógrafos que foi também um momento para ouvir uma boa música e um agradável bate papo entre amigos. "Tecido em Ruínas" é o primeiro texto a se debruçar sobre a série completa do Inferno Provisório, de Luiz Ruffato e vai além ao esmiuçar o processo de transformação pelo qual Cataguases vivenciou na segunda metade do século XX.

O livro traz um novo olhar sobre a questão do Modernismo e da Cultura em Cataguases. "Aqui não é uma cidade cultural e sim uma cidade marcada por ações culturais", define Vinicius para dizer em seguida: "O modernismo em Cataguases nunca foi moderno. Ele serviu às elites da época e que sao as mesmas até hoje". A pesquisa do escritor sobre os textos de Ruffato o levou a estas constatações que contrapõem o que até agora era tido como inquestionável e que já causam um certo mal-estar no meio intelectual da cidade. 

Mas Vinicius, assim como Ruffato é um dos poucos que podem fazer esta análise com tamanha precisão. Afinal, ele tanto quanto Ruffato, tem origem bem próxima a dos personagens de Inferno Provisório e conhece como poucos as duas margens do Pomba. "Tecido em Ruínas" é uma obra única, de fôlego e, sem querer forçar o lugar comum, deve tornar-se um divisor de águas porque abre uma nova linha de entendimento sobre a cultura em Cataguases.

Veja mais fotos abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Tecido em Ruínas, livro, Marcos Vinicius, lançamento





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: