Em 03/10/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Programa criado através de lei do Deputado Dr. Wilson Batista é lançado em Minas Gerais

O Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama foi criado com a sanção da Lei 20.658, de autoria do deputado Dr. Wilson Batista

O deputadoDr. Wilson Batista à frente das unidades móveis com mamógrafos

O deputadoDr. Wilson Batista à frente das unidades móveis com mamógrafos

Download
O movimento Outubro Rosa, conhecido no mundo inteiro como uma marca no combate ao câncer de mama, espalha o tom de rosa e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em Minas, através da Lei 20.658 de 30 de abril de 2013 - de autoria do deputado Dr. Wilson Batista - a ação tem mais do que as luzes que decoram os prédios do Estado, tem política pública de prevenção à doença. O primeiro dia do mês marcou o lançamento oficial do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, realizado através de unidades móveis que possibilitam a realização dos exames de mamografia nos rincões mais distantes de Minas Gerais. O evento de abertura aconteceu no Museu de Artes e Ofícios, às 19h30.

Para o deputado Dr. Wilson Batista, autor da política pública lançada através do programa do Governo de Minas, em pouco tempo Minas será referência na prevenção do câncer de mama. "Nós sabemos que as chances de vida nos tratamentos do câncer de mama descobertos no estágio inicial são maiores, além do custo do tratamento ser muito menor, por isso elaboramos esta lei, que para a nossa felicidade foi aprovada com louvor na Assembleia, sancionada pelo governador e já está em vigor. Em pouco tempo Minas Gerais será o estado brasileiro com a menor mortalidade por câncer de mama e fazendo economia, uma vez que investir na prevenção é uma opção saudável, tanto do ponto de vista orçamentário, quanto da própria saúde dos mineiros", enfatizou o parlamentar.

Unidades Móveis da Prevenção

Para pacientes que residem em cidades distantes dos grandes centros e encontram dificuldades para fazer a mamografia, o Governo de Minas, através da lei do deputado Dr. Wilson Batista (Lei 20.658), também percorre o Estado com 10 mamógrafos móveis (caminhões equipados para a realização do exame). De forma prática, a realização do exame não precisa de pedido médico, basta apresentar documento com foto. A Secretaria de Estado de Saúde também disponibiliza informações, além do formulário de requerimento em seu site.

O programa já rodou mais de 100 cidades (a meta é realizar 120 mil exames) e contribuiu para que Minas passasse de 4º lugar em número de mamografias realizadas para o 2º lugar no país, com 586.649 mamografias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Reginaldo Roriz

Tags: câncer, mamografia, Wilson Batista, deputado





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: