Em 02/10/2013 às 13h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Por nove votos a cinco, vereadores rejeitam criação de Comissão Processante contra Aquiles

Download
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases realizada nesta terça-feira, 1° de outubro foi marcada por um amplo debate sobre a possível criação de uma Comissão Processante contra o vereador Aquiles Branco Ribeiro, acusado por Maria das Graças Cardoso dos Santos Tavares de ter recebido verba de R$ 6.151,00 da Prefeitura de Cataguases para a publicação do livro Histórias da Rua do Pomba, o que não seria permitido legalmente a um vereador.

Aquiles se pronunciou na tribuna, esclarecendo que a verba concedida pela Prefeitura para financiamento do seu projeto foi aprovada em 2012, data em que ele ainda não exercia a vereança. "O compromisso da organização do evento, a Prefeitura, era de que ainda em 2012 a verba para a publicação do livro seria posta à disposição dos ganhadores. Isso não aconteceu, independente da minha vontade", destacou ele, lembrando que o livro só pôde ser publicado após o depósito do valor, cuja primeira parcela se deu em fevereiro de 2013, quando ele já havia tomado posse como vereador. "Posso dizer que preenchi todos os requisitos legais, pois me enquadro na exceção da parte final do artigo 33 da Lei Orgânica Municipal, por ter concorrido às cláusulas uniformes", disse Aquiles.

Ao final do debate, os vereadores Antônio Batista Pereira (Antônio Beleza), Antônio Gilmar de Oliveira (Gilmar Canjica), Fernando Rodrigues do Amaral, João Monoelino da Silva Bolina (Joãozinho de Vista Alegre), José Augusto Guerreiro Titoneli, Michelângelo de Melo Correa, Vinícius Machado, Serafim Couto Spindola e Walmir Linhares da Costa votaram pela não criação da Comissão Processante, por entenderem que Aquiles não cometeu irregularidades. Os cinco outros vereadores, que votaram favoráveis à instauração da investigação, esclareceram que tomaram a decisão não por desconfiarem do caráter de Aquiles, mas sim por ser esta uma maneira de levar ao conhecimento da população que o vereador não desrespeitou o que manda a Lei.

imageA reunião dessa terça-feira coincidiu com a celebração do Dia Nacional dos Vereadores e, enquanto a denúncia contra Aquiles estava sendo discutida, Titoneli destacou a necessidade de ser consolidada a Paz entre os vereadores daquela Casa, lembrando que através dela seria possível trabalhar melhor em prol do município. A sua ideia foi compartilhada por diversos vereadores, dentre os quais estavam Serafim, que se dispôs a se policiar quanto aos seus atos que às vezes são considerados provocativos, e Majella, que ressaltou a importância de a Paz ser cultivada verdadeiramente. (Foto: Paulo Victor Rocha)


Matéria alterada às 13h12 para inclusão de foto principal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Aquiles, vereadores, comissão, processante





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: