Em 01/10/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Conselheiros tutelares de Cataguases querem salário compatível com o trabalho que realizam

Muito trabalho e responsabilidade contrastam com o baixo salário

Muito trabalho e responsabilidade contrastam com o baixo salário

Download
Os conselheiros tutelares de Cataguases estão insatisfeitos com o salário que recebem. A revelação foi feita na tarde dessa segunda-feira, 30, à reportagem do Site do Marcelo Lopes. A equipe também detalhou os trabalhos que realiza para garantir que os diretos da criança e do adolescente sejam respeitados no município. Formada por Daiana da Silva, Edson Fernandes Reis, Fernanda do Carmo Campos, Flávia da Conceição Duarte Pina e Rosely Aparecida da Silva Barcardy, o Conselho Tutelar atua rigorosamente na averiguação de notícias de casos que desrespeitam o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), tomando as devidas providências e encaminhamentos para que o direito possa ser restaurado quando for comprovada a violação do mesmo.

Para atender à grande demanda do município, além da jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, os conselheiros tutelares também precisam estar disponíveis todas as noites e fins de semana mediante uma escala de plantão, sendo obrigados a comparecer na Delegacia de Polícia ou Posto Policial sempre que menores desamparados de responsáveis legais afim de assegurar que os direitos da criança ou do adolescente sejam cumpridos. O problema, segundo disseram os conselheiros tutelares de Cataguases, é que o trabalho feito por eles está incompatível com o salário que recebem.

"Não recebemos horas extras e o nosso salário vem se defasando ao longo do tempo. Já procuramos a gestão municipal e pedimos que considerasse a situação, mas é o segundo mandato que nos deixa sem respostas", destacou Édson, lembrando que "o Conselho Tutelar realiza um trabalho de grande importância no município e por isso sua equipe deve ser valorizada". Daiana ressaltou que todos os conselheiros tutelares do município possuem nível superior de ensino e dedicação exclusiva ao ofício. "Não podemos ter outro emprego, por isso, é justo que tenhamos um salário digno das nossas atribuições", disse a conselheira.

Além da jornada de trabalho em desacordo com o salário, os conselheiros tutelares reforçam que o trabalho realizado por eles é de grande risco. "Muitas pessoas nos ameaçam quando temos que cumprir medidas mais rigorosas no sentido de fazer valer o que determina a lei", ressaltou Fernanda, cuja ideia foi compartilhada por Flávia, que revelou muitas vezes precisar de apoio da Polícia Militar para ter assegurada sua proteção em determinados locais.

imageAs demandas atendidas pelos conselheiros (foto) chegam através de solicitações da população, denúncias anônimas e encaminhamentos das escolas e Promotoria de Justiça. Atualmente, o valor do salário de um conselheiro tutelar em Cataguases corresponde a 622 reais. O ECA determinou a criação dos Conselhos Tutelares e a remuneração dos conselheiros. Ano passado, nova lei neste sentido foi sancionada pelo vice-presidente da República em exercício, Michel Temer. Com o número 12.696/12, o novo texto traz várias alterações, inclusive deixa para os municípios a definição do salário dos conselheiros. Por outro lado, garantiu-lhes alguns direitos como cobertura previdenciária, férias anuais remuneradas, acrescidas de um terço do valor da remuneração mensal, licença-maternidade, licença-paternidade e gratificação natalina.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que integra o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.  Em Cataguases, sua sede está localizada na Avenida Astolfo Dutra, número 430, próximo ao quartel da Polícia Militar, e o telefone para contato é 3429-2658. O Poder Executivo Municipal ao cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente criou, por meio de lei aprovada na Câmara Municipal, o Conselho Tutelar com cinco conselheiros. O texto legal define o valor do salário que cada conselheiro recebe mensalmente e, portanto, cabe ao Executivo tomar a iniciativa de reajustar salários dos conselheiros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: conselho tutelar, conselheiros, salário, reajuste, ECA





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: