Em 30/09/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Guiricema realiza parceria para destinação final de lixo hospitalar da cidade

O serviço de coleta adequa o município à legislação vigente

O serviço de coleta adequa o município à legislação vigente

Download
Já está em plena atividade a parceria realizada entre a Prefeitura de Guiricema junto a Unidade de Tratamento de Resíduos da SerquipMinas, de Ubá. A medida visa enquadrar o município nos novos critérios de separação, coleta e descarte de lixos hospitalares dos Postos de Saúde, farmácias e laboratórios do município, que agora recebem a destinação final correta por meio de incineração.

Com o investimento o município passa a seguir as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no qual o objetivo é evitar a contaminação dos profissionais da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, assim como do solo. "Materiais hospitalares tem que ser coletado por empresa licenciada e contar com um tratamento diferenciado", destaca Cesário Júnior dos Santos, secretário de meio ambiente.

Segundo ele, diariamente são geradas 12 toneladas de lixo no município, sendo que 1% a 3% dessa quantidade é produzida nos estabelecimentos de saúde. Desse total, entre 10% a 25% representam risco à saúde. Com a destinação correta do resíduo é possível também reduzir a possibilidade de contaminação do lixo comum. "O mau gerenciamento desses resíduos pode trazer danos à saúde pública e ao meio ambiente. Dessa forma estamos realizando medidas para evitar possíveis transtornos", finaliza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMG

Tags: Guiricema, lixo hospitalar, prefeitura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: