Em 29/09/2013 às 19h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto Escola Animada já conta com mais de 200 professores inscritos

O PINA vai sediar a aula inaugural da Escola Animada

O PINA vai sediar a aula inaugural da Escola Animada

Download

No dia 5 de outubro, no Estúdio-Escola da Fábrica do Futuro, situado no PINA - Ponto de Interação nas Artes, no Bairro Guanabara, em Cataguases, acontece a Arena Inaugural do Escola Animada,  uma proposta de formação construída para e com  os educadores da Zona da Mata de Minas Gerais.  O Projeto é uma iniciativa do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com o Instituto Votorantim com o patrocínio da Votorantim Metais.

Seu público principal são professores da rede de ensino pública e privada de 10 municípios da região – Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Miradouro, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.  A ideia é oferecer inspirações e desenvolver ferramentas, tendo como recursos o audiovisual, as novas tecnologias e as mídias digitais, para qualificar o processo de aprendizagem, introduzindo novas práticas pedagógicas em sala de aula.

Iniciado em março, o Projeto envolve um Grupo de Trabalho composto por profissionais da Fábrica do Futuro, professores representantes dos 10 municípios envolvidos na proposta e especialistas das áreas de educação, comunicação e cultura.  Os conceitos e bases metodológicas do projeto foram desenvolvidos de forma coletiva por esta equipe ao longo do primeiro semestre de 2013.  No período, foram realizados diversos workshops para formação da rede de mediadores locais.

Para o professor e pesquisador Luiz Leitão, coordenador pedagógico do Escola Animada, "é uma oportunidade para apreendermos a valorizar o professor como mediador e orientador em um mundo digital, tornar nossa aula mais interessante e atrativa com uso do audiovisual. Um dos diferenciais do Projeto é a colaboração expandida e o trabalho em rede, possibilitado por uma plataforma virtual de aprendizagem,  aproximando as cidades pela educação e, principalmente, promovendo o desenvolvimento regional através da colaboração".  Luiz explica que, no desenvolvimento do Projeto, "tivemos o cuidado de acolher e maximizar as boas práticas já existentes e potencializar novas experiências pedagógicas com o uso das tecnologias do audiovisual".

imagePara Cesar Piva (foto ao lado), gestor cultural da Fábrica do Futuro, "o projeto é para nós, por um lado, a oportunidade de contribuir efetivamente com a (re)aproximação entre cultura e educação na perspectiva de uma nova escola. Por outro, é gerar e fortalecer uma rede de  agentes culturais e educacionais na região, conectando e comprometendo-os com as novas perspectivas de desenvolvimento na região, sobretudo, provocado pelos Fóruns DiverCidades Criativas e Ecos da Mata, e pelo movimento em torno do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira".  

A partir de agora, o Projeto inicia sua fase de formação com realização de curso semi-presencial que vai de outubro a dezembro de 2013. O objetivo principal, neste momento, é ajudar o professor participante a elaborar projetos educacionais (planos de aula) para execução na escola em 2014. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Beth Sanna, jornalista da Fábrica do Futuro

Tags: fábrica do futuro, escola animada, PINA, César Piva





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: