Em 29/09/2013 às 13h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Canções de alto nível marcam o Festival de Samba e Petiscos em Além Paraíba

Os seis intérpretes finalistas do Festival e que estarão na grande final de Miraí

Os seis intérpretes finalistas do Festival e que estarão na grande final de Miraí

Download
Uma noite de reverência ao Samba. Esta, talvez, seja a melhor definição para a etapa classificatória do Festival de Samba e Petiscos realizada na noite deste sábado em Além Paraíba e que definiu os seis finalistas que vão disputar o prêmio em Miraí nos dias 11, 12 e 13 de outubro próximo. Além disso, os shows de Sandra Portella e Casuarina fizeram o público sambar até a madrugada. O evento é uma iniciativa de Fausto Menta com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais. 

A etapa classificatória do Festival aconteceu no Parque de Exposições de Além Paraíba graças a uma parceria com a Prefeitura daquela cidade. Doze músicas foram interpretadas e julgadas por uma comissão formada por três jurados. Chamou a atenção o alto nível das composições, dificultando a escolha do júri, o que contribuiu ainda mais para a qualidade do Festival. Antes da divulgação do resultado, porém, os músicos Ivo Lancelotti e Marcelo Menezes, fizeram um "pocket show" no melhor estilo voz e violão. Ivo é autor de grandes sucessos nas vozes de Alcione, Joana e de Roberto Carlos, que gravou a canção "Abandono", um de seus maiores sucessos.

image

Logo em seguida e em meio a um clima de grande expectativa entre os intérpretes e compositores, Marcos Paulo Albuini, apresentador do evento anunciou os seis sambas que vão para a final em Miraí. São eles: "Ouro de Minas", de Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior (Juiz de Fora/MG); "Bestseller do Amor", de Francisco Claret de Assis Silva (Suzano/SP); "Duro é Parar de Sambar", Gereba Barreto (São Paulo/SP); "Outro Se", Angélica Letícia de Souza Costa (Belém/PA); "Respeite o Mar", de Carlos Henrique de Oliveira Inácio (Rio de Janeiro/RJ) e "Alguidar", Gabriela Buarque Araújo (Rio de Janeiro/RJ). Na opinião de Fausto Menta, organizador do Festival, "detalhes definiram os finalistas porque o nível dos sambas estava excelente", comentou.

Em seguida, Sandra Portella fez o primeiro grande show da noite e colocou a plateia para sambar ao som de sucessos consagrados pelo público. Ela passeou pelo repertório de Jorge Benjor, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, entre outros e por quase duas horas foi dificil resistir ao molejo do samba. Com uma banda afiadíssima, a portelense de coração e uma das vozes mais privilegiadas da nova geração do samba, Sandra Portela, mostrou todo o seu talento e riqueza vocal num show que marcou a história musical de Além Paraíba.

O último show da noite foi do Casuarina, um dos mais requisitados grupos de samba do país. Com dez anos de carreira e dois CDs lançados, o quinteto tornou-se conhecido na Lapa, Rio de Janeiro e, desde então, o sucesso é crescente. A banda mesclou músicas próprias com outras consagrados como um pout-pourri de Noel Rosa, por exemplo, além de sambas como "Linha de Passe", de João Bosco. O público entrou no ritmo e, mais uma vez, caiu no samba, animado pelo excelente repertório do grupo. Alegria em alta e samba contagiante fizeram com que a plateia cantasse e dançasse ao som do Casuarina até o último acorde. Madrugada alta avisava que era chegada a hora de parar e esperar até dia 11 de outubro quando o Festival de Samba e Petiscos desembarca em Miraí para encerrar esta sua primeira etapa.

Veja na galeria abaixo as fotos do Festival e dos shows.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: samba, casuarina, sandra portela, festival, samba, petiscos





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: