Em 28/09/2013 às 19h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Presidente do Sindicato dos Bancários avaliam a primeira semana de greve como "crescente"

A sexta-feira de greve teve distribuição de sacolinhas com doces

A sexta-feira de greve teve distribuição de sacolinhas com doces

Download
O presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva fez, na última sexta-feira, 27, um balanço da primeira semana de greve da categoria em sua base territorial. Segundo avaliou o periodo registrou ampliação do movimento grevista e também com o que chamou de "silêncio sepulcral dos presidentes da Fenaban, dos bancos privados, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e demais bancos estatais". Ele informou também que o Comando Nacional dos Bancários vem insistindo na reabertura das negociações, paralisadas desde 5 de setembro por causa da "intransigência dos banqueiros", afirmou José Antônio.

O retrato do movimento grevista dos bancários na base territorial do Sindicato, de acordo com o presidente da categoria é a seguinte: Em Cataguases aderiram à greve os bancários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (uma agência e um posto de serviço), Bradesco, Itaú (duas agências) e o Mercantil do Brasil. Em Leopoldina as agências do Banco do Brasil e da Caixa estão paralisadas o mesmo acontecendo em Além Paraíba. Já em Pirapetinga, a Caixa e o Banco Itaú não estão funcionando e, em Ubá, paralisaram suas atividades os bancários do Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander. Rodeiro em Guidoval, apenas os funcionários do BB entraram em greve e em Tocantins Banco do Brasil, Caixa e Bradesco, e finalizando, em Dona Euzébia, apenas o Itaú está fechado ao público.

imageJosé Antônio também comemorou a vitória da categoria na Justiça do Trabalho. O Banco Itaú ingressou com uma ação com pedido de liminar solicitando o "Interdito Proibitório", mas o entendimento dos juízes do Trabalho de Cataguases e de Ubá, negaram a liminar. O interdito proibitório é uma ação de caráter preventivo usada quando há justo receio de que a coisa esteja na iminência de ser turbada ou esbulhada, apesar de não ter ocorrido ainda ato material nesses dois sentidos, existindo apenas uma ameaça implícita ou expressa.

"Esta foi uma grande vitória dos bancários de nossa base territorial, já que os interditos proibitórios maculam o legítimo direito à greve. Nosso movimento está forte, unido e ampliando-se a cada dia mais. Vamos continuar até a retomada das negociações e o pronto atendimento de nossas reivindicações" – ponderou o presidente do Sindiban Cataguases e Região, José Antônio Silva. A direção do movimento grevista em Cataguases aproveitou a sexta-feira, 27, que se comemora  São Cosme e Damião, para distribuir, na porta das agências, sacolinhas com docinhos aos clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: