Em 25/09/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Greve dos bancários chega ao terceiro dia em Cataguases. Caixa Econômica adere na sexta

Todos os bancos, exceto a Caixa, estão em greve em Cataguases

Todos os bancos, exceto a Caixa, estão em greve em Cataguases

Download
A greve dos bancários completa hoje, 25 de setembro, seu terceiro dia em Cataguases. Todas as agências locais estão fechadas, exceto a Caixa Econômica Federal, que vai aderir ao movimento a partir da próxima sexta-feira, 27, conforme informou o sindicato da categoria. "A cada dia que passa, o movimento reivindicatório cresce tanto nos bancos públicos quanto nos privados e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) contabiliza que já são mais de 9 mil agências completamente paradas em todo o país", informou o presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região, José Antônio Silva, acrescentando que também estão paralisados centros administrativos e outras dependências dos bancos em todo o Brasil.

A entidade, que representa a categoria nas cidades de Cataguases, Além Paraíba, Pirapetinga, Tocantins e Ubá, informou, ainda, que a adesão ao movimento grevista da agência de Cataguases da Caixa foi decidida na terça-feira, em assembleia. "Vamos continuar o nosso esforço de ampliar e fortalecer a nossa greve geral. Esta é a única forma de forçar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e as direções dos bancos públicos federais a apresentarem uma proposta que contemple as reivindicações da campanha salarial deste ano. São eles que nos empurram para a continuação do movimento, já que não se dispõem a conversar conosco", ponderou José Antônio.

Os bancários aprovaram greve geral por tempo indeterminado em assembleias realizadas em todo o país, depois de quatro rodadas duplas de negociação com a Fenaban. Os bancos apresentaram uma única proposta no dia 5 de setembro, propondo o reajuste de 6,1%, que foi posteriormente rejeitada pelos bancários. Em Cataguases, a assembleia que definiu a greve aconteceu no dia 18 de setembro. "Os bancários querem 11,93% de reajuste, que é a inflação do período, mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, maior participação nos lucros e rendimentos, mais empregos e fim da rotatividade, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. Além disso pedimos o fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330, que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas", explica, concluindo, o presidente do Sindicato dos Bancários de Cataguases e Região. (Fotos cedidas pelo Sindicato)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: greve, bancários, Cataguases, sindicato, Caixa





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: