Em 21/09/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Alunos buscam informações históricas sobre Cataguases na Secretaria de Cultura

Os alunos demonstraram muito interesse pelo tema, conforme revelou Zeca Junqueira

Os alunos demonstraram muito interesse pelo tema, conforme revelou Zeca Junqueira

Download
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases recebeu, na tarde da última quarta-feira, 18, mais um grupo de estudantes em busca de informações históricas sobre o patrimônio cultural do município. Dessa vez, os alunos Marcos Célio, Lara Fiebig, Amanda Helena e Maria Fernanda Madeira, que cursam o ensino médio no colégio Equipe, conversaram com o secretário municipal de Cultura e Turismo José Ricardo Junqueira Reis (Zeca Junqueira) sobre o Cine Edgard, para esclarecer a pesquisa que realizam sobre Fotografia.

O titular da Pasta e seu assessor José Esteves Neto, quando solicitados, levaram os alunos à sala de projeção do Cine Edgard, para que pudessem conhecer os equipamentos que eram utilizados na exibição de filmes antes da interdição do local, realizada a 26 de abril de 2013.  Zeca Junqueira reiterou que o prédio foi desativado pelo Corpo de Bombeiros porque oferecia riscos à população e revelou que o Edgard é considerado patrimônio histórico pelo IPHAN.

image"Trata-se de um espaço de grande importância para o povo de Cataguases, mas quando assumimos a gestão e constatamos os diversos problemas apresentados, não nos restou outra solução a não ser solicitar vistoria técnica do local, o que resultou na desativação do cinema", destacou Zeca Junqueira, lembrando que "a Prefeitura de Cataguases continua em processo de desapropriação do prédio e acredito que brevemente teremos uma posição favorável sobre a situação do Edgard", completou.

O trabalho realizado pelos alunos será exposto na Feira do Colégio Equipe, que acontecerá durante a manhã do dia 18 de outubro. Os estudantes destacaram que a escolha do tema Fotografia se deve ao fato de as pessoas terem grande interesse pelo assunto. "Depois que decidimos o foco do trabalho, resolvemos destacar a importância que Cataguases tem para história da fotografia e do cinema nacional, uma vez que por aqui passou Humberto Mauro e Pedro Comello, nomes que estão entre os pioneiros dessas atividades no Brasil", destacou Maria Fernanda. O secretário de Cultura orientou os alunos a procurarem outras informações sobre o tema no acervo do Arquivo Público Municipal, aproveitando para parabenizá-los pela iniciativa da pesquisa. (Fotos: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: paulo Victor Rocha

Tags: alunos, colégio, Equipe, fotografia, cinema, Edgard





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: