Em 13/09/2013 às 11h51 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vinte e uma pessoas participam de Programa que ajuda a abandonar o cigarro

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os governos estadual e federal e vem dando bons resultados

Em agosto teve início nova turma que quer parar de fumar (foto ilustrativa)

Em agosto teve início nova turma que quer parar de fumar (foto ilustrativa)

Download
O médico clínico geral e pneumologista Joseph Antônio Freire assiste, desde o dia 14 de agosto, um grupo de 21 pessoas cataguasenses que desejam parar de fumar através do programa antitabagismo, do governo federal, em parceria com as esferas estadual e municipal de Saúde. Nessa quarta-feira, 11, o grupo se encontrou no auditório da Policlínica Municipal pela quinta vez e cada integrante expôs as experiências que teve ao longo de mais uma semana de luta contra a dependência química do cigarro.

Um dos membros do grupo revelou que fumava sessenta cigarros diariamente e na última semana fumou apenas seis, "não por vontade, mas sim pelo hábito", contou. Outro cidadão participante disse que nessa semana fumou apenas "um centímetro de cigarro" e há três dias não fuma mais. Muitas pessoas do grupo disseram não ter consumido cigarros desde o encontro anterior e já caminham para outra fase do tratamento que é a permanência sem tabaco. Joseph disse que "a abstinência vem após mais ou menos sete dias sem fumar e, passado mais uma semana, fica mais fácil vencer o vício, porque a vontade de fumar reduz drasticamente".

O médico também destacou que no tratamento contra o tabagismo, são usados medicamentos de acordo com o quadro de dependência apresentado por cada pessoa. "Umas estão utilizando adesivos antitabagismo, outras fazem uso de antidepressivos que atuam no sistema nervoso diminuindo a vontade de fumar, e algumas utilizam os dois medicamentos, pois cada caso é um caso", explicou o pneumologista, lembrando que, "ao todo, serão doze encontros com o grupo e, por isso, é fundamental que os integrantes ainda fumantes parem de fumar esta semana", ressaltou.

imageAntes desse grupo, outras 13 pessoas participaram do programa antitabagismo e 9 terminaram os encontros em 24 de julho sem  fumar. Em novembro, todos serão reunidos novamente para que seja verificado o que aconteceu com eles nesses três meses sem vigilância do programa e, segundo Joseph (foto ao lado), "as experiências relatadas por eles servirão de lição para os membros desse segundo grupo". Os participantes frisaram que o "apoio familiar é fundamental no tratamento da dependência química do cigarro, mas o grande diferencial é o desejo pessoal de parar de fumar". A Organização Mundial da Saúde estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta e cerca de 5 milhões de pessoas morrem todo ano por causa do uso tabaco.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: cigarro, secretaria, saúde, município, vício





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: