Em 12/09/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Secretário de Saúde de Minas abre nesta sexta-feira, 13, mutirão contra o câncer em Leopoldina

A campanha é considerada a mais abrangente já realizada por um município em Minas Gerais

A Secretária de Sapude de Leopoldina, Lúcia Gama (acima), está otimista com a campanha

A Secretária de Sapude de Leopoldina, Lúcia Gama (acima), está otimista com a campanha

Download

A Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina, Lúcia Helena Fernandes Gama confirmou para a próxima sexta-feira, 13, às 10 horas, no auditório do Cefet, a cerimônia de abertura da campanha "Câncer, Previna-se. Tome essa atitude." O evento contará com as presenças do Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Antonio Jorge de Souza Marques (foto abaixo), do prefeito José Roberto de Oliveira e demais autoridades.

Segundo dados do compêndio Situação do Câncer em Minas Gerais, lançado pela SES/MG, neste ano, das 94 cidades da macrorregião sudeste, Leopoldina é a 22ª em percentual de pessoas com câncer nos estágios mais avançados. Foi isso que motivou o município a elaborar esta grande campanha, revelou Lúcia Gama.

Segundo a Secretária, será a maior campanha de prevenção de câncer já realizada em Minas Gerais, envolvendo uma parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Governo do Estado e empresas privadas e consiste na realização pelo município, por tempo indeterminado, de um mutirão contra o câncer de mama, boca, colo de útero e próstata.

Como será a campanha

imageOs casos de câncer diagnosticados serão encaminhados para tratamento em hospitais especializados. Uma equipe visitará as escolas, empresas e templos religiosos fazendo palestras e dinâmicas de grupo com vistas à promoção da saúde e prevenção dos fatores de risco e diagnóstico precoce. Paralelamente a mídia fará a divulgação da campanha orientando a população a participar.

Serão ofertados à população exames clínicos nas unidades da equipe saúde da família, mamografia para mulheres acima de 35 anos sem necessidade de solicitação médica e por meio de pedido médico para as menores de 35 anos. Também estarão disponíveis ultrassonografia de mama com requisição; detecção do câncer de boca nos 22 consultórios odontológicos existentes na rede pública de saúde; consultas especializadas em diversas especializações; exames de sangue de PSA para homens acima de 45 anos com caso de câncer na família; ultrassonografia de próstata com ou sem biópsia; preventivo de colo de útero para as mulheres em todas as unidades de saúde, em empresas pré-agendadas e na zona rural dos distritos e exames indicados como colposcopia e/ou CAF (Cirurgia de Alta Freqüência) e, ainda, exames de biópsia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Leopoldinense e Jornal O Vigilante

Tags: câncer, Leopoldina, mutirão, campanha, secretário, saúde





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: