Em 06/09/2013 às 21h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara aprova projeto de lei que insere Cataguases no Consórcio Intermunicipal de Cultura

Ângelo Cirino explica o projeto aos vereadores na Câmara Municipal

Ângelo Cirino explica o projeto aos vereadores na Câmara Municipal

Download

A Câmara Municipal de Cataguases reuniu-se na noite da última quinta-feira, 5, em sessão extraordinária para apreciar e votar o projeto de lei nº23/2013 que "autoriza e ratifica a participação do Município de Cataguases no Consórcio Intermunicipal de Cultura, sob a forma de associação pública" conforme a legislação federal determina. O projeto foi elaborado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Andrade Cirino, com o apoio do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, para inserir o Polo Audiovisual da Zona da Mata - gerido pela Fábrica do Futuro, instituição cultural com diversas ações na área em toda a região.

 O Governo Federal, através do Ministério da Cultura, está selecionando um Arranjo Produtivo Local (APL) intensivo em cultura por unidade da Federação para investimento ainda em 2013. Para receber estes recursos, porém, o município onde o APL está localizado deve integrar o referido Consórcio, o que justifica a sessão extraordinária desta quinta-feira, de acordo com o Executivo. Ângelo Cirino aproveitou para explicar o texto a ser votado aos vereadores que, segundo afirmou, "se insere num projeto de promoção do desenvolvimento de Cataguases através da economia do conhecimento e da economia criativa". Ele também revelou que dentro do planejamento de sua Secretaria está inserido "um parque de cinema de animação e artes digitais, o Animaparque, cujo objetivo é ajudar o município e o Polo do Audiovisual a mudar o eixo de desenvolvimento da cidade, situando Cataguases definitivamente na economia do século XXI, na economia do conhecimento", completou.

imageZeca Junqueira, ao fazer a sua defesa pela aprovação do referido projeto de lei salientou que Cataguases como os demais municípios integrantes do consórcio são beneficiados com redução de custos e da contrapartida exigida pelo governo federal para os projetos. "Se fizermos um trabalho isolado nossa contrapartida será de vinte por cento, mas se ela for conjunta com outros municípios cai para apenas quatro por cento", explicou. Já Djalma Dutra, que representou a Fábrica do Futuro falou um pouco do trabalho que o Polo de Audiovisual da Zona da Mata desenvolve na região. Djalma disse que "a aprovação do projeto de lei é uma grande conquista no sentido de assegurar o eixo da governança no tripé estabelecido pela sociedade civil como os fundamentos para o sucesso da iniciativa que são uma robusta governança que assegure que o Polo do Audiovisual não sofrerá com ingerências políticas; acesso a mercados e a educação e formação de mão de obra com impacto geracional", finalizou. 

imageOs vereadores, após os debates de rotina para sanarem dúvidas e ampliarem o conhecimento do assunto aprovaram o texto na íntegra, com emendas propostas pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara visando ao aperfeiçoamento do projeto de lei e agora segue para promulgação pelo Prefeito. Ângelo aproveitou para dizer que "o sucesso do Polo aumentará a renda da cidade, com a geração de emprego qualificado, além de gerar condições para melhorar o nível de formação e educação da infância e da juventude. Por fim, o Polo estabelecerá novos ramos industriais na microrregião, com incremento na renda das cidades e, consequentemente, na arrecadação dos municípios", finalizou o Secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Polo, audiovisual, consórcio, intermunicipal, cultura





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: