Em 05/09/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Governo Federal amplia Calendário Básico de Vacinação das Crianças

Lívia e Sirlane anunciam a nova vacina disponibilizada na rede pública

Lívia e Sirlane anunciam a nova vacina disponibilizada na rede pública

Download
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), introduziu a vacina tetraviral no Calendário Básico de Vacinação da Criança. Desde o início de setembro, diversos postos de saúde do país já disponibilizam as doses que, em primeiro momento, beneficiarão as crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido uma dose de triviral ao completar 1 ano de vida.

Em Cataguases, a vacina chegou à Policlínica Municipal e aos PSFs dos bairros Bandeirantes, Granjaria, Leonardo e Paraíso nessa quarta-feira, 4, e, segundo a coordenadora municipal de imunização Sirlane Garcia Cardoso, na próxima semana, as doses também serão oferecidas nos PSFs dos distritos de Sereno e Vista Alegre, ficando, desta forma, disponível em todos os PSFs com sala de vacinação no município. Sirlane destacou que "a vacina tetraviral, além de proteger a criança contra sarampo, rubéola e caxumba, também acrescenta imunização contra a varicela, doença altamente contagiosa e popularmente conhecida como catapora".

A coordenadora municipal de Epidemiologia Lívia Machado Milani ressaltou que "a vacina é feita a partir de vírus vivos atenuados e é muito aguardada por pediatras e pela população, porque tem eficácia de 70% contra a catapora e 95% contra as formas mais graves da doença". Lívia explicou que a introdução dessa imunização na rede pública de saúde será feita na rotina das salas de vacinação do município e, a princípio, não haverá campanha.

Em 2013, Cataguases já registrou cinco surtos de varicela e confirmou dezenas de casos da doença que, quando contraída, leva o doente e os pais ao absenteísmo. De acordo com Lívia, "trata-se de uma doença que ocorre muito no período de agosto a novembro e, com a vacinação dessas crianças, certamente o número de óbitos e casos complicados da doença vão diminuir" afirmou a coordenadora, lembrando que "para imunizar a criança, é necessário a apresentação da Carteira de Vacinação da mesma", concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: tetraviral, vacina, saúde, secretaria, Cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: