Em 05/09/2013 às 12h41 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Idaic é reinaugurado e vai promover atividades complementares ao ensino regular

Luciana Moreira, Tarcísio Henriques, Sérgio Gouvêa, Cesinha Samor e Júlio César Oliveira

Luciana Moreira, Tarcísio Henriques, Sérgio Gouvêa, Cesinha Samor e Júlio César Oliveira

Download
Com a presença do prefeito de Cataguases Cesinha Samor, seu vice, Sérgio Receputi Gouvêa , da Secretária Municipal de Educação, Luciana do Carmo Barbosa Moreira, e do ex-prefeito Tarcísio Henriques, além de vereadores e demais secretários municipais, foi realizada nesta quinta-feira, 5, às 9:30 horas, a solenidade de reinauguração do Idaic – Instituto de Desenvolvimento Agro-Industrial de Cataguases. O local foi totalmente reformado, mas segundo explicou Luciana Moreira, "fizemos a primeira etapa da obra e queremos no próximo ano reformar o sitio onde funcionou a Escola São José", revelou.  A Prefeitura investiu pouco mais de R$14 mil reais na reforma, cedeu mão-de-obra que teve também o trabalho de detentos do Presídio e contou ainda com o apoio de diversas empresas na doação de materiais.

imageAs primeiras iniciativas de reforma do Idaic surgiram nas redes sociais quando um grupo de pessoas abraçou a ideia e formou uma equipe de voluntários que lá esteve algumas vezes trabalhando na recuperação daquele patrimônio. Com o início da administração de Cesinha Samor, que assumiu durante sua campanha eleitoral o compromisso de reformar o prédio e colocar o local em funcionamento, a Secretaria Municipal de Educação se responsabilizou pela obra e todos os procedimentos para adequar o imóvel às necessidades pedagógicas atuais.  Conforme revelou Luciana Moreira, "agora ela começa a funcionar oferecendo atividades complementares ao ensino regular no contra turno das aulas", disse.

imageA escola vai funcionar ministrando diversas oficinas como a de Artes, Dança, Esportes, apoio pedagógico e a de agroecologia, além de disponibilizar um laboratório de informática com acesso à internet e outro de Ciências. Em 2014 o Idaic voltará com as aulas regulares e até lá Luciana Moreira disse que espera apagar a imagem "ruim" do Idaic que, segundo ela, "ficou com um estigma de depósito de criança e fazer com que este espaço seja desejado pelos alunos", completou.  O professor Júlio César de Oliveira Pereira (foto ao lado), um dos entusiastas do projeto de recuperação da Idaic e voluntário no trabalho de reforma do prédio, revelou a formação de parcerias que ajudaram a viabilizar o projeto.  Ele contou que vai pedir orientação da Emater para implementar o plantio de culturas como mandioca, quiabo entre outros legumes no Idaic e que o transporte dos alunos será feito por ônibus escolares.

imageO Vice-prefeito Sérgio Gouvêa (foto ao lado) lembrou o seu trabalho de saúde bucal realizado no Idaic e a importância daquela escola para muitas famílias cataguasenses. Agradeceu a todos os envolvidos no projeto de reforma e previu um futuro muito mais promissor para aquela instituição. O ex-prefeito Tarcísio Henriques, fundador do Idaic, que em 2014 completará 30 anos, elogiou a reabertura da escola destacando sua importância social. "Depois que abrimos o Idaic e já passados alguns anos quatro pessoas me procuraram para me agradecer por terem estudado aqui. Disseram que estavam empregados porque o Idaic lhes abriu a porta para o futuro", contou Tarcísio. E lembrou ainda a visita que recebeu de um militar do Exército, "também ex-aluno do Idaic e que pôde a partir desta escola integrar os quadros do Exército Brasileiro", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Idaic, reforma, Prefeitura, Educação, Tarcísio Henriques, Cesinha





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: