Em 30/08/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Unidade Prisional de Cataguases desenvolve projeto educacional inédito em MG

Download
Os detentos da Unidade Prisional de Cataguases vêm participando desde junho deste ano de um projeto de educação inédito no Estado. Trata-se do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (PEAS Juventude), que tem como objetivo complementar a formação escolar do estudante através de ações de caráter lúdico-educativo. "A ideia é dinamizar a integração deste público com o mundo, através de tomadas de decisões assertivas que dizem respeito à condução de suas vidas, subsidiando a construção de novos projetos em harmonia com a sociedade onde estão inseridos", explica o diretor geral do Presídio de Cataguases, Alan Neves Ladeira.

O projeto já acontece desde 2004 e hoje atende 850 escolas regulares mineiras. A Escola Estadual Marieta Soares Teixeira – Unidade Prisional de Cataguases é a primeira do estado a trabalhar o projeto adaptando-o para presos do sistema penitenciário. As aulas, ou oficinas, acontecem às segundas-feiras, com duração de cinco horas e contam com a participação de todos os professores que trabalham na Unidade Prisional, coordenador pedagógico, assistente social, coordenação da unidade, diretor geral e agentes de segurança..

image"O projeto tem duração de um ano e é dividido em três importantes temáticas: Sonhos e Projetos de Vida, Afetividade e Sexualidade, Juventude e Formação Cidadã", explica Alan Ladeira, adiantando que, após esta etapa, será desenvolvido um novo projeto, escolhido pelos próprios participantes da iniciativa. "No mês de agosto aconteceram oficinas dentro da temática ‘Sonhos e Projetos de Vida’, e foi nítido o bom aproveitamento e interesse por parte dos detentos", disse o diretor geral do presídio, para quem "o programa abre visões periféricas sobre certos temas estrategicamente abordados,  além de encurtar  a distância  entre a equipe e os reeducandos".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Cristina Quirino

Tags: unidade prisional - projeto educacional - cataguases





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: