Em 26/08/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Pracinha da Vila Tereza e suas obras de arte estão recebendo manutenção da Prefeitura

Cesinha e José de Alencar no Monumento a José Inácio Peixoto

Cesinha e José de Alencar no Monumento a José Inácio Peixoto

Download
O Prefeito de Cataguases Cesinha Samor levou, na tarde desta segunda-feira, 26, os jornalistas Jorge Fábio Nascimento, que apresenta o programa Revista do Rádio, na Rádio Cataguases AM e edita o Primeiro Jornal, e Marcelo Lopes, editor deste Site, e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Farage até à Praça José Inácio Peixoto, a "pracinha da Vila Tereza", onde está o "Monumento a José Inácio Peixoto". O motivo da visita àquela obra de arte de Cataguases foi anunciar que a Prefeitura acabara de assumir a manutenção e conservação do conjunto.

O "Monumento a José Inácio Peixoto" foi inaugurado em 1958 e construído por iniciativa dos funcionários da Companhia Industrial Cataguases em homenagem ao industrial José Inácio Peixoto. A obra é composta da escultura "A Família", de Bruno Giorgi, e o Painel "As Fiandeiras", de Cândido Portinari e Américo Braga. A sua conservação vinha sendo feita desde então por aquela empresa e agora, conforme revelou o prefeito, "já está sob a responsabilidade do município e nós já estamos cumprindo a nossa parte, que é cuidar deste belo monumento, que também é uma obra de arte", destacou.

imageCesinha disse que toda a praça José Inácio Peixoto está recebendo melhorias. "Algumas árvores aqui foram atacadas por pragas e estão morrendo, e nós vamos plantar outras no lugar", revelou. Uma delas será "Pau-brasil", doação feita por Jorge Fábio, e as demais, serão escolhidas por José de Alencar. Além das árvores, a praça vai ganhar mais bancos e a iluminação está sendo trocada, completou o prefeito. Com relação ao Monumento, Cesinha aguarda a visita de técnicos do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - para avaliar o estágio atual de conservação do local que necessita cuidados urgentes. De acordo com ele, "o pequeno lago para formar o espelho d'água está com vazamento e por isso precisa ficar seco sob risco de vir a comprometer o painel 'As Fiandeiras'", contou. 

Isto não é só: um olhar mais atento verá os estragos que o tempo está fazendo naquela obra de arte. Parte do granito da escada que dá acesso ao local está solto; a escultura "A Família" está suja; no teto do Monumento há infiltrações e pequenas rachaduras e as luminárias não funcionam. Também será feita uma avaliação de toda a parte elétrica do local e no painel "As Fiandeiras". E ainda a recuperação da grama, limpeza de todo o granito e do corrimão que dá acesso à parte de cima do local. Tudo deverá ser custeado pelo municipio, mas Cesinha disse esperar também obter recursos do IPHAN. Confira nas fotos da galeria abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Monumento a José Inácio Peixoto, Prefeitura, Cataguases, manutenção





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: