Em 25/08/2013 às 08h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases está no PAC cidades históricas, garante Secretário Municipal de Cultura

Detalhe do Colégio Cataguases, obra de Oscar Niemeyer

Detalhe do Colégio Cataguases, obra de Oscar Niemeyer

Download

Na última terça-feira, 20, a presidente da República Dilma Rousseff anunciou, em um encontro com autoridades em São João Del Rei – MG, que 44 cidades históricas de vinte estados brasileiros receberão verba para investimentos em ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, serão destinados 1,6 bilhão para requalificação e obras de infraestrutura urbana, recuperação de monumentos, sítios históricos e patrimônio das cidades contempladas.

O secretário municipal de Cultura de Cataguases, Zeca Junqueira, esteve presente àquele encontro, que também contou com a participação do Prefeito Cesinha Samor e do secretário municipal de Assistência Social e presidente do PT em Cataguases, Vanderlei Teixeira Cardoso. Ao retornar da viajem, Zeca Junqueira revelou a atual situação do município com relação ao PAC, uma vez que Cataguases foi contemplado pelo Programa em 2009, mas até hoje não recebeu o recurso de R$29,9 milhões previsto.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, essas 44 cidades históricas anunciadas pela Presidente Dilma são aquelas de importância mundial, como Ouro Preto, Sabará, Mariana entre outras, além daquelas que já apresentaram os projetos devidamente elaborados. "Cataguases foi contemplada em 2009, mas, como o município não apresentou os projetos no decorrer desses anos, agora teremos que atualizá-los, para depois conseguirmos repassar ao SICONV (Sistema de Convênio do Governo Federal) e realizar as obras", disse Zeca Junqueira.

imageO titular da Secretaria Municipal de Cultura ressaltou que Cataguases assinou um termo de adesão ao PAC que vale até 2014, podendo ser prorrogado por mais um ou dois anos. Por isso, "Cataguases está, sim, dentro do PAC", destacou Zeca Junqueira. O secretário também revelou que a reforma da Praça Rui Barbosa começará impreterivelmente em 2013 e será feita com recursos do ICMS Patrimônio Histórico. "Nós encontramos dentro do Cine Edgard uma quantidade de pastilhas que, conforme avaliou a Engenharia, deverá ser o suficiente para reformar os bancos da Praça. Agora, estamos orçando todo o restante do material que gastaremos na reforma e, em seguida, abriremos a licitação, para, enfim, podermos iniciar as obras de reforma da Rui Barbosa", completou o Secretário. (Foto: Marcos Spínola)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: PAC, Cidades Históricas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: