Em 21/08/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Pessoas com idade até 49 anos podem se imunizar contra a hepatite B

Download
Já está disponível na Policlínica Municipal e nos postos de saúde de Cataguases a vacina contra a hepatite B, doença crônica que ataca o fígado e que mata cerca de 600 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A imunização, que antes era oferecida gratuitamente às pessoas com idade até 29 anos, este ano vai beneficiar todos os cidadãos até 49 anos.

Segundo Tairises da Silva Roque, coordenadora do setor de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, "homens e mulheres dessa faixa etária devem procurar a Policlínica ou uma das salas de vacinação dos postos de saúde localizados nos bairros Bandeirantes, Paraíso, Leonardo, Granjaria e nos distritos de Sereno e Vista Alegre, para garantir a imunização contra a doença". Independentemente da faixa etária, a vacina também é oferecida aos grupos mais expostos à doença, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

Para se tornar imune à hepatite B, o indivíduo deve receber as três doses da vacina, ficando, assim, protegido também da hepatite D. "Não adianta tomar apenas uma ou duas doses da vacina", destacou Tairises, lembrando que contra a hepatite C ainda não existe vacina, e, por isso, é importante que as pessoas tomem cuidados em prol da prevenção. "Não se deve, por exemplo, compartilhar materiais perfurantes ou cortantes, como alicates, giletes e seringas e, nas relações sexuais, o uso de preservativo é importante, uma vez que se trata de uma doença sexualmente transmissível", ressaltou a coordenadora.

As hepatites B, C e D, muitas vezes, não apresentam sintomas e, por isso, as pessoas que se descuidarem das medidas de prevenção devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, para que sejam realizados os exames necessários, a fim de eliminar a dúvida. "O slogan da campanha, 'Hepatite B. Sem perceber, você pode ter', explica muito bem a necessidade da realização dos exames HBsAG, anti-HBS E HCV, oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, pelas pessoas que se expuseram a alguma situação de risco. Vale lembrar que aqueles que passaram por transfusão de sangue antes de 1993 também devem realizar os exames", finalizou Tairises. (Foto: Paulo Victor Rocha)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: hepatite - vacinação - imunidade





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: