Em 10/08/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Itamarati de Minas contrata empresa para tratar o lixo do município

Diversas outras ações de limpeza e preservação estão sendo adotadas naquele município

Diversas outras ações de limpeza e preservação estão sendo adotadas naquele município

Download
A Prefeitura de Itamarati de Minas, através de um plano de ação proposto pela Prefeita Tarcília Rodrigues Fernandes, vem fazendo diversos investimentos na área ambiental no que se refere a coleta e destinação do lixo produzido no município. Desde janeiro, o Setor de Obras está empenhado na realização de um levantamento que busca identificar suas peculiaridades e carência para, a partir daí, realizar os serviços necessários. 

A intenção é manter as ruas e calçadas desobstruídas e a limpeza dos terrenos baldios, evitando com isso o entupimento de bueiros e a proliferação de mosquitos, insetos e ratos, agindo diretamente nos principais focos. "A Prefeitura está fazendo a parte dela e precisamos que a população faça a sua também", disse Tarcília. "Por isso, pedimos que os moradores se tornem fiscais de eventuais irregularidades pela cidade", afirmou a prefeita. 

Em Itamarati são produzidos diariamente 2 toneladas e meia de lixo doméstico que são recolhidos pela Prefeitura. Para minimizar o impacto ambiental provocado por esta grande quantidade de material inservível, Tarcília firmou contrato com a empresa União Recicláveis, especializada no tratamento do lixo urbano, de Rio Novo, que vai fazer o seu recolhimento diário o encaminhando para sua sede onde ele será separado e reciclado.

Com o convênio, o lixo é depositado em uma caçamba que fica em área de transbordo pertencente ao Município, na estrada Itamarati de Minas/CBA VMetais. O antigo aterro sanitário foi desativado em janeiro, através da Portaria nº 001/2013, que estipula metas para o reestabelecimento da área. "Estamos pedindo à população para que  nos ajude a manter a cidade limpa, evitando colocar entulhos ou material de construção nas calçadas e também não jogando lixo nos lugares impróprios", frisou o Chefe do Setor de Obras da Prefeitura, Antônio Carlos Furtado. Segundo ele, a população deve ficar atenta quanto ao horário da coleta diária do lixo e dos recolhimentos semanais de entulhos.

Por fim, a Prefeitura também adquiriu centenas de tambores com tampa que já estão sendo colocados em locais estratégicos nas ruas para a população depositar o seu lixo doméstico. Em outra frente de ação - desta vez bastante criativa - dezenas de carcaças de monitores de computadores desprezados e canos de plástico que não estão sendo mais utilizados e que teriam como destino o lixo, foram adaptados como lixeira e estão sendo aproveitados com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMIM

Tags: Lixo, reciclagem, Itamarati de Minas, União Recicláveis





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: