Em 06/08/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Zeca Junqueira anuncia que não vai ter festa no aniversário de Cataguases

Prefeitura não tem recursos para comemorar o aniversário de Cataguases

Prefeitura não tem recursos para comemorar o aniversário de Cataguases

Download
Na última segunda-feira, 05, o secretário municipal de Cultura e Turismo Zeca Junqueira revelou que, após reuniões com o prefeito Cesinha Samor, ficou  decidido que não haverá a festa comemorativa pelo aniversário de Cataguases. O motivo da não realização do evento, conforme disse o secretário, se deve à situação financeira em que se encontra a Prefeitura. "Não adianta contratarmos shows e realizarmos a festa sem ter o dinheiro disponível para pagar corretamente por todas as despesas", disse Zeca Junqueira, lembrando que "a população já tem conhecimento dessa situação enfrentada pela e, por isso, contamos com a compreensão de todos", explicou ele.

Além do tradicional desfile cívico de 7 de setembro, a única atividade festiva relativa ao aniversário de Cataguases será a apresentação do grupo de seresta "Minas ao Luar", graças à iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases, através de seu presidente, José Porfiro do Carmo. Outras iniciativas isoladas que podem se concretizar também estão sendo organizadas, como a da cantora cataguasense Marcê Porena, que está tentando obter patrocínio junto ao comércio local para que possa apresentar, na praça Rui Barbosa, um show com música de Dolores Duran.

imageO titular da Secretaria Municipal de Cultura destacou que a Pasta vem realizando diversos trabalhos e ações em direção ao estabelecimento de um setor cultural mais efetivo na cidade e destacou que "a Conferência Municipal de Cultura realizada no dia 2 de agosto foi muito importante nesse sentido. Reiterando o que disse naquela oportunidade, Zeca Junqueira destacou que "com a aprovação da PEC 150, que tramita no Congresso, os percentuais de repasse para a cultura serão de 2% para a União, seguidos de 1,5% para os estados e 1% para os municípios. Cataguases hoje transfere 0,25% do seu orçamento para a cultura. Com a aprovação da PEC 150, esse percentual subirá para 1%. E, certamente cumpriremos esta determinação legal (sic)", disse Zeca (foto abaixo), enfatizando que tem todo o apoio do prefeito Cesinha Samor.

O valor do orçamento repassado para a cultura atualmente equivale a cerca de R$300 mil reais e são utilizados para financiar projetos através da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura. De acordo ainda com Zeca, este valor passará no mínimo para R$ 1 milhão, tendo em vista à contrapartida municipal no âmbito da PEC 150. "Por falar em Lei Ascânio Lopes, estão abertas as inscrições para aqueles que desejam ver seu projeto cultural concretizado. O Edital 2013 com as normas para o financiamento público do município, já está em vigor. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo receberá as inscrições no período de 15 de agosto até 30 de setembro", revelou Zeca Junqueira, concluindo que a cultura em Cataguases vai alavancar, porque "o caminho se faz caminhando".   
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Festa da cidade, aniversário, Cataguases, Zeca Junqueira





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: