Em 19/07/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Assodicat oferece consulta médica gratuita para os associados

Carlos Pires,  Maria da Conceição Pereira e Aquiles Branco, da Assodicat

Carlos Pires, Maria da Conceição Pereira e Aquiles Branco, da Assodicat

Download
A Associação dos Diabéticos de Cataguases (Assodicat) vem realizando, desde 1993, um trabalho revelante para os cidadãos portadores da doença no município. Atualmente, são mais de 4 mil associados, mas apenas a metade contribui ativamente para o funcionamento da instituição que, em contrapartida, oferece à eles consultas gratuitas a médicos especialistas no acompanhamento da diabetes.

Segundo o vereador Aquiles Branco Ribeiro, presidente da Assodicat, "a Associação é um lugar que nós diabéticos temos para nos unir e lutar contra essa doença que é crônica e gravíssima. Não vamos sarar nunca, mas estando associados, podemos minimizar os custos de acompanhamento dessa doença cara", destacou Aquiles lembrando que "com a contribuição de apenas dez reais por mês, temos direito, por exemplo, a consultar de graça com especialistas, o que se não fosse pela Assodicat custaria no mínimo cento e setenta reais por consulta".
  
imageAquiles também ressaltou que o diabético tem que se cuidar de uma forma muito especial, porque essa doença é silenciosa, contudo muito perigosa, podendo levar o paciente a óbito. "Todo diabético deve ir ao médico pelo menos de três em três meses e é bom que ele vá sempre ao mesmo especialista, para que o acompanhamento seja contínuo. Além disso, o próprio indivíduo deve se cuidar, tomando a medicação, seguindo a dieta correta e tendo atenção para não se machucar, porque a ferida é um grande problema para o diabético", destacou o presidente.

Acredita-se que, em todo o planeta, muitos diabéticos não sabem que são portadores da doença e em Cataguases não é diferente. Por isso, Aquiles orienta todos a prestarem atenção aos principais sintomas da doença que são fome a toda hora, muita sede, perda de peso sem razão, feridas que não cicatrizam, infecções vaginais, mãos e pés adormecidos, problemas sexuais e visão turva. "Ao apresentar algum ou vários desses sintomas, o individuo deve procurar um médico imediatamente", concluiu Aquiles, convidando todos os diabéticos a fazerem parte da Assodicat, cuja sede está localizada no Calçãdo, 64, sala 603, no edifício Calçadão Shopping. (Foto: Paulo Victor Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Assodicat, diabéticos, Associação





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: