Em 09/07/2013 às 08h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Copasa vai assumir o tratamento da água em Cataguarino, Aracati e Glória

A descoberta da água contaminada por bactéria do grupo coliforme adiantou o processo

A água da maioria das minas de Cataguases também está contaminada

A água da maioria das minas de Cataguases também está contaminada

Download
Desde a implantação do programa Vigiágua em Cataguases, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, vem realizando o monitoramento da qualidade deste líquido em todo o município. Foi este trabalho que permitiu detectar a contaminação no distrito de Cataguarino. A informação foi prestada por Cláudia Tartaglia Reis, Referência Técnica em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, que recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes na tarde desta segunda-feira, 8, para atualizar a situação daquele distrito.

Cláudia disse que por causa do Vigiágua o setor de Epidemiologia municipal faz doze testes mensais da qualidade da água em locais diferentes. "Inicialmente escolhemos as regiões mais populosas e a partir daí vamos percorrendo todo o município", explicou. Em Cataguarino, apesar da água estar imprópria para o consumo humano pela bactéria Escherichia coli, de acordo com o resultado das análises da água local, não foram registrados nenhum caso de doença em decorrência de seu consumo. Cláudia, no entanto, lembra que "houve registros de diarreía cerca de quinze dias antes do resultado dos testes".

imageA solução definitiva para o problema é o tratamento da água como ocorre em Cataguases e nos distritos de Sereno e Vista Alegre, onde a Copasa é a responsável por este serviço. Cláudia (foto ao lado) revela que o prefeito Cesinha Samor informou que ele entrou em contato com a Copasa e aquela empresa disse que aceita assumir o tratamento da água em Cataguarino, Aracati e Glória. "A previsão inicial para que este trabalho fosse iniciado era agosto, mas deverá mesmo começar em outubro", revelou ela. "Enquanto isso a empresa disse que fará a cloração e a desinfecção nos pontos de contaminação", completou.

Enquanto as soluções apresentadas não entram em vigor, os profissionais da Saúde estão redobrando os cuidados na comunidade de Cataguarino. Cláudia Reis aproveita para alertar as pessoas a não beberam água de mina sem a comprovação de sua qualidade. "Grande parte das existentes em Cataguases está contaminada", revelou. Já a água em Cataguarino somente pode ser usada para descarga em vaso sanitário."Para beber, fazer comida, tomar banho e lavar as mãos, é preciso antes adicionar à ela água sanitária. São necessárias duas gotas daquele produto para cada litro de água e esperar quinze minutos antes de usá-la", finalizou Cláudia Tartaglia Reis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: coliforme, bactéria, Cataguarino





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: