Em 06/12/2011 às 10h26 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Defesa Civil treina voluntários em Miraí para atuarem neste período de chuva

Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao período chuvoso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais realizou em Miraí, na última semana, o curso para Capacitação de Voluntários. Ministrado por uma equipe da Cedec, o curso enfatizou os conceitos básicos de atuação em caso de situações críticas. Além disso, os participantes foram orientados sobre a estrutura do sistema nacional de defesa civil, as ações que podem ser desempenhadas pelo município, o mapeamento de áreas de risco e os sistemas de monitoramento e alerta. O treinamento também abordou os planos de contingência para o período chuvoso, como a administração de abrigos temporários, e a apresentação de estratégias de gestão integrada. O curso contou, ainda, com atividades simuladas.


A Cedec recebeu total apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Miraí para a realização do treinamento. O curso para voluntários realizado em Miraí representa uma nova etapa na história da Defesa Civil no Estado. Este foi o primeiro curso realizado pela Cedec a partir da iniciativa direta de uma Comdec, que mobilizou a população miraiense. O Coordenador Municipal de Defesa Civil de Miraí, Antônio Valmiro de Oliveira Filho, está à frente das ações executadas na cidade. De forma pioneira, a Cedec preparou agentes municipais para uma atuação eficaz em caso de necessidade – em uma região com elevado histórico de chuvas neste período do ano.
O Secretário Executivo da Cedec, tenente-coronel PM Eduardo César Reis, enalteceu as boas práticas de defesa civil que já vêm sendo executadas pela Comdec de Miraí. Ele ressaltou a importância da mobilização e participação da comunidade. “É fundamental a interação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada para construirmos cidades resilientes, com capacidade para resistir, absorver e recuperarem-se dos efeitos dos desastres”, afirmou. O tenente-coronel Eduardo César Reis também destacou o papel importante dos voluntários nos casos de situações adversas.
A iniciativa de formar equipes de voluntários está entre as prioridades estabelecidas pela Cedec. Além deste trabalho, realizado junto aos municípios, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também vem conduzindo, paralelamente, ações de preparação em unidades de ensino do Estado. Estes treinamentos têm o objetivo de aumentar, na comunidade escolar, a percepção sobre os riscos e, consequentemente, a devida preparação para o enfrentamento ao período chuvoso.


Entre os participantes (foto acima), seis integram o Lions Clube daquela cidade. São eles Maria do Carmo Osta Mendes, presidente do clube, Helen Mara Silva Calháu de Resende, Joaquim Lopes Rodrigues, Maria José de Almeida, Regina Osta Vieira e Ricardo Ceribeli de Resende.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: