Em 06/07/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Forum "Dissonâncias" vai discutir a música brasileira atual

Evento inédito no país trará a Cataguases os principais críticos e produtores musicais brasileiros

O cataguasense Daniel Figueiredo, diretor musical da Rede Record, estará presente

O cataguasense Daniel Figueiredo, diretor musical da Rede Record, estará presente

Download
Com o objetivo de congregar artistas, produtores, jornalistas e pesquisadores, o Projeto Usina Cultural (http://www.projetousinacultural.com.br), apresenta o 1º Fórum Dissonâncias, que acontece de 11 a 13 de julho (de quinta a sábado), no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases. O evento, que vai reunir músicos, produtores e artistas, pretende constituir-se num centro de exposição e de reflexão sobre a música brasileira. Ao final de cada debate, o Fórum contará com um show do artista participante da mesa. No dia 11, a banda mineira Kashymir, no dia 12 de julho, é a vez do cantor e compositor Odair José e, fechando o evento, no dia 13 de julho, a banda Vanguart.
 
O que é e o que pensa a música brasileira contemporânea? Quem e para quem se faz música hoje no Brasil? Questões como estas estarão na pauta e, para discutirem os temas, as mesas debatedoras contarão com a presença de renomados produtores, músicos, jornalistas e críticos musicais, como Marcus Preto, Ronaldo Evangelista, Alex Antunes e Leonardo Lichote, Hélio Flandres, Daniel Figueiredo e Rômulo Fróes, dos produtores Plinio Profeta e Pena Schmidt, além do cantor e compositor Odair José, que será sabatinado pelo jornalista Marcus Preto, sobre rótulo e conceito na musica popular. O Fórum está organizado a partir de um grande eixo temático: "Um olhar sobre a Música Brasileira Contemporânea", "Ainda há espaço hoje para reflexões conceituais nos projetos de música no Brasil?" e "Música popular: rótulo ou conceito? Quem faz e para quem?.

O projeto Usina Cultural, que conta com o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e o apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, é uma iniciativa cuja marca característica tem sido o forte incremento das ações de Cultura no interior de Minas Gerais. Desde de 2011, o projeto tem se mostrado muito bem sucedido nas atividades de incentivar, fomentar, formar novos públicos e promover o acesso à cultura. É na mistura de gerações, de influências, dos diferentes registros, da riqueza e diversidade da arte e da cultura brasileiras que o projeto Usina Cultural vem conquistando o seu público. 
 
Talvez seja no campo da música que as incursões mais apaixonadas estejam se dando. Abrangente, inventiva e quase onipresente, a música brasileira é uma das nossas verdades, capaz de traduzir nossas contradições culturais. Neste momento da nossa história, a música voltou a ocupar papel de relevo nas nossas ideias de construção da sociedade. 
 
"Neste momento de consolidação da importância do Brasil no cenário econômico mundial, há um debate urgente e que tem sido feito à base de tensões e de enfrentamentos: que imagem de país as nossas manifestações culturais produzem? Não são poucos os que se debruçam sobre a questão", afirma Fausto Menta, idealizador e produtor do projeto Usina Cultural.

Desde que assumiu a produção e a programação do projeto, Fausto Menta vem procurando construir uma agenda de espetáculos voltada para as tendências contemporâneas da cultura brasileira. A ideia principal do "Usina" é fazer circular pelo interior de Minas Gerais o que há de mais inventivo, autoral e conceitual. Desde a sua criação, o projeto já levou para Cataguases artistas como Kassim, Tiê, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Mariana Aydar, Fino Coletivo, Momo, Wado, Jam da Silva, Daúde, Emicida, Thiago Pethit, Márcia Castro, Nina Becker, dentre outros.

Veja a programação do 1º Fórum Dissonâncias, que terá entrada franca.



imageDia 11 de julho - Quinta-Feira
19h: Abertura
19h30: Mesa de Debates: "Um olhar sobre a Música Brasileira Contemporânea".
Coordenação: Leonardo Lichote | Jornalista e Crítico Musical
Participantes: 
Plínio Profeta | Músico e Produtor
Hélio Flandres | Músico
Rômulo Fróes | Músico
Ronaldo Evangelista | Jornalista e Crítico Musical
21h30: Show com a banda Kashymir


imageDia 12 de julho - Sexta-Feira
19h: Abertura
Sabatina "Encontro de Ideias": 
O jornalista e Crítico Musical Marcus Preto sabatina o cantor e compositor Odair José. 
20h30: Mesa de Debates: "Música popular: rótulo ou conceito? Quem faz e para quem? "
Coordenação: Ronaldo Evangelista (Jornalista e Crítico Musical)
Participantes:
Pena Schmidt  | Produtor
Alex Antunes | Jornalista e Crítico Musical
Marcus Preto | Jornalista e Crítico Musical
Leonardo Lichote | Jornalista e Crítico Musical
22h: Show com o cantor e compositor Odair José


imageDia 13 de julho - Sábado
19h: Abertura
19h30: Mesa de Debates: "Ainda há espaço hoje para reflexões conceituais nos projetos de música no Brasil?"
Coordenação: Alex Antunes | Jornalista e Crítico Musical
Participantes: 
Pena Schmidt | Produtor
Hélio Flandres | Músico
Daniel Figueiredo | Músico e Produtor
Marcus Preto | Jornalista e Crítico Musical
21h30: Show com a banda Vanguart

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Passarim Comunicação

Tags: Fórum, Dissonâncias, Usina Cultural, música





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: