Em 04/07/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Vem aí a Semana Cultural no Instituto Francisca de Souza Peixoto

Detalhe do cartaz de aniversário do Instituto

Detalhe do cartaz de aniversário do Instituto

Download
O Instituto Francisca de Souza Peixoto completa no mês de agosto 14 anos de fundação, mas as comemorações começam em julho, com a Semana Cultural, que vai de 8 a 12 deste mês, quando acontece uma série de oficinas de arte-educação ministradas por seus artistas e educadores para acadêmicos e professores de Cataguases e região.

No dia 8, acontecem as oficinas "A Ludicidade hospitalar" e "Olhar fotográfico", ministradas, respectivamente, por Roberta Rodrigues, coordenadora do projeto Doutores Cura Cura, e pelo jornalista Juliano Carvalho. A primeira vai mostrar as diferentes maneiras de se levar alegria e bem-estar ao próximo, utilizando técnicas que são praticadas pelos integrantes do projeto em suas visitas aos hospitais, casas de saúde, creches e asilos de Cataguases e região. A segunda oficina pretende apurar o olhar dos praticantes da fotografia amadora, mostrando-lhes técnicas simples para enriquecer suas capturas.

No dia 9 de julho será a vez da oficina "Educação, tecnologia e leitura: alicerces para a apropriação do conhecimento", ministrada pela professora Andréa Toledo, que vai ensinar como é possível incentivar a leitura e a escrita em sala de aula e no dia-a-dia através das diferentes ferramentas existentes no mundo virtual: blogs, sites, redes sociais. Já no dia 10 de julho acontece a oficina "Dança: xote, baião e educação", com a professora e coreógrafa Taiman Santana. O objetivo é proporcionar aos participantes a vivência da técnica básica da dança de salão a fim de desenvolver a reeducação motora, o equilíbrio postural, a expressividade e o trabalho em grupo.

Dia 11 de julho acontece a oficina "Teatro de Bonecos", quando os integrantes do GPTo Teatro de Bonecos vão mostrar as diferentes técnicas de manipulação de bonecos (marionete, fantoche, luva, etc.) e sua aplicação lúdica em sala de aula. No mesmo dia inicia-se a oficina "Reaproveitamento de Resíduos", com a professora Graziela Amorim, que vai ensinar aos participantes a transformar em arte materiais simples do dia-a-dia e que normalmente seriam descartados. No dia 12 será ministrada a oficina "Desvendando a informática criativa", ministrada pelos instrutores Allan Mattos e Ivaldo Neto. Nela, os participantes vão aprender várias técnicas de manipulação de imagem a partir do software Photoshop.

Todas as oficinas têm o valor simbólico de R$ 10,00 e já estão com suas inscrições abertas. As mesmas podem ser feitas no próprio Instituto (Rua Antônio Frederico Ozanan, 101 – bairro Haidée), de 8 às 17 horas, ou pelo endereço eletrônico www.chica.org.br/inscricao.pdf . Maiores informações pelo telefone 32 3422-4910.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Cristina Quirino - Assessora de Comunicação IFSP

Tags: Instituto Francisca de Souza Peixoto, fundação, arte





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: