Em 29/06/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Leopoldina deverá ganhar lei municipal de incentivo a Cultura

Oldemar Montenari fala durante a Audiência Pública

Oldemar Montenari fala durante a Audiência Pública

Download
Leopoldina iniciou discussão para criação de uma Lei Municipal de Incentivo a Cultura. A iniciativa é do vereador Oldemar Brazil Montenari que propôs e realizou na última semana uma Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar do assunto. Na ocasião o anteprojeto de lei, que já recebeu o nome de "Vitalino Duarte", foi apresentado e debatido junto ao público presente.

A Audiência contou com a presença de representantes de movimentos sociais, secretários municipais, vereadores, polícia militar, da OSCIP FelizCidade, associações de moradores, agentes culturais e populares, além da Secretária Municipal de Cultura, Jussara Thomaz, que vem intermediando com o Executivo a aprovação da Lei. Como uma iniciativa deste porte só pode partir do Executivo, por criar despesas ao município, todo o projeto de lei vem sendo debatido e coordenado por Oldemar Montenari que deverá entregá-lo na forma definida pela sociedade de Leopoldina para, então, ser encaminhado ao Legislativo pelo Prefeito José Roberto de Oliveira, para ser votado.

Segundo informou o vereador Oldemar Montenari, o anteprojeto da Lei Municipal de Cultura "Vitalino Duarte" vem sendo montado ao longo dos dois últimos meses, por meio de encontros e palestras de especialistas e por um grupo de pessoas ligadas à cultura em Leopoldina. "Formamos um grupo de discussão, do qual participo e que conta ainda com as participações de Alexandre Moreira, Gabriel Nunes, Leonardo Santana, Victor Cossini, Gleydson Faria, Alex Leite de Freitas e Dilson Junqueira Ferraz", revelou. Oldemar também disse que o ex-vereador e atual Secretário Municipal de Assistência Social em Cataguases, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, autor de lei semelhante naquela cidade, proferiu uma palestra sobre a iniciativa visando "nos orientar sobre os principais pontos que o texto legal deve prestigiar". Nesta semana, está previsto um encontro do grupo de trabalho da nova lei com o prefeito José Roberto para finalizar os entendimentos para a apresentação do texto na Câmara Muncipal.

Oldemar Montenari diz que a nova lei significa um salto "importante" na relação do município com a cultura. "A Lei Vitalino Duarte vai proporcionar a toda a população o contato com a cultura e aos artistas, principalmente aqueles que não tem oportunidade de concretizar o sonho de ver seu trabalho realizado". Ele também destacou que a lei vai criar o Fundo Municipal de Cultura que, segundo ele, vai "atrair investimentos do Governo Federal dando suporte financeiro para a realização dos projetos culturais. Será, enfim, uma revolução cultural em nosso município", finalizou o vereador, entusiasmado. (Foto: Jornal Leopoldinense Online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Leopoldinense Online

Tags: Oldemar, Lei de incentivo a Cultura, vereador





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: