Em 25/06/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

União pela transformação do Cefet em universidade marca audiência em Leopoldina

Autoridades locais defenderam a transformação do Cefet em universidade

Autoridades locais defenderam a transformação do Cefet em universidade

Download
No último dia 20, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou em Leopoldina a terceira Audiência Pública para discutir a proposta de transformação do Cefet-MG em universidade tecnológica. O encontro reuniu dezenas de estudantes da instituição, autoridades locais e da região, além de diversos representantes da sociedade civil para apoiar a iniciativa do legislativo mineiro, que tem também, total apoio dos estudantes.

A ideía das audiências é do Deputado Estadual Bosco (PTdoB) que esteve presente e elogiou a mobilização dos estudantes. "O Cefet é uma instituição séria, referência em educação em todo o país. Por isso esta iniciativa vem ganhando adesão de toda a sociedade", disse o deputado. O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira também se manifestou favorável à iniciativa. "Estamos ao lado do cEfet e de todos os estudantes", destacou ele lembrando que o deputado federal Marcus Pestana, também abraçou esta causa em Brasília.

imageO diretor do Cefet-MG em Leopoldina, Júlio Céar Nogueira Gesualdo (foto ao lado), outro defensor da transformação do Cefet-MG em universidade, fez um agradecimento emocionado ao deputado Bosco e a todos que estão abraçando a causa. O processo para se alcançar este objetivo, porém, não é simples e tem como maior entrave o próprio MEC que deseja tornar os Cefets em IFEs - Institutos Federais de Educação - por temer a extinção de cursos técnicos. Neste sentido, a única voz distoante dos demais veio da representante do Grêmio Estudantil do ensino técnico do Cefet em Leopoldina, Mila Oliveira Aguiar. Ela fez questão de demonstrar apoio à preservação do perfil histórico da instituição. "Apoiamos a causa, mas ela não pode servir de desculpa para ameaçar o ensino técnico.Estamos atentos a isto e vamos cobrar investimentos no futuro", disse.

Criado em 1987, o Campus Leopoldina abriga hoje 626 alunos em seis cursos técnicos. Desde 2005, oferece curso superior de Engenharia de Controle de Automação, com 258 alunos. Além de um corpo docente formado por 76 professores, em sua maioria mestres e doutores, o Cefet conta ainda com 41 profissionais técnicos administrativos. As audiências públicas que tratam da transformação do Cefet em universidade já aconteceram em Varginha e Araxá e vão percorrer as demais cidades que possuem Cefet para depois a Assembleia Legislativa de Minas dar andamento ao assunto. (Fotos: Jornal Leopoldinense)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Fonte: Jornal Leopoldinense

Tags: cefet-mg, universidade, curso técnico





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: