Em 17/06/2013 às 16h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Grupo de economia solidária vai realizar trabalhos de pátina em vidro

As aulas serão ministradas pela primeira dama do município

As aulas serão ministradas pela primeira dama do município

Download
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Proteção Social Básica, começou a capacitar, nesta segunda-feira, 17, mais um grupo de Economia Solidária em Cataguases. Desta vez, os participantes vão trabalhar com pátina em vidro, técnica que possui baixo custo de realização, mas que resulta em produtos com valor de comercialização muito lucrativo devido à beleza das peças que são possíveis de serem feitas.

Nesse processo, o governo municipal entrou com a filosofia de como formar os grupos de economia solidária e com os primeiros materiais para realização dos trabalhos, enquanto "os participantes entraram com a vontade de formar o grupo para gerar renda, o que é o principal objetivo dessa ação", destacou o coordenador da Proteção Social Básica Murilo Matias, lembrando que "posteriormente, nós também buscaremos criar possibilidades de negócios para esses grupos".

Os participantes aprendem a técnica com o trabalho voluntário de Maria Lúcia Carias, primeira dama do município e, segundo Murilo, mais "dois integrantes da entidade de assistência social "Irmãos em Ação" vão ser capacitados para também formarem grupos de economia solidária, desempenhando papel de multiplicadores da proposta, uma vez que a filosofia deste programa funciona assim: – eu sei e te ajudo a construir", destacou o coordenador.

Em 2013, esse será o quinto grupo de economia solidária formado sob orientação da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social. Já estão em atividades os grupos dos bairros Leonardo e São Vicente e dos distritos Sereno e Aracati, os quais, a partir do próximo dia 30 de junho, começam a caminhar independentes, depois de seis meses de capacitação. "Isso não quer dizer que deixaremos de ajudar os grupos, mas a intenção é deixá-los mais autônomos, pois estão consolidados", frisou Murilo, revelando que "já estamos planejando o próximo passo que será em direção ao estabelecimento de um dia de comercialização da economia solidária. Possivelmente será realizado na Praça Manoel Inácio Peixoto (Pracinha do Bahamas Shopping) uma vez por mês, onde também será uma oportunidade de troca de saberes e experiências entre os grupos consolidados e os que estarão em formação", concluiu o coordenador.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: economia solidária, grupo, pátina





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: