Em 16/06/2013 às 14h30 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Escolas municipais e comunidade elaboram propostas para melhorar a educação

Iniciativa está levando os pais de alunos a dizerem o que esperam da escola

A urna à esquerda, recebeu as sugestões que foram selecionadas por este grupo de professores

A urna à esquerda, recebeu as sugestões que foram selecionadas por este grupo de professores

Download
Na última sexta-feira, 14, as escolas municipais de Cataguases apresentaram às suas respectivas comunidades os planos de intervenção pedagógica e demais resultados obtidos com a reflexão do dia "D" da Educação que foi realizado na quarta-feira, 12, e mobilizou professores e direção escolar em torno do estudo das potencialidades e fragilidades apresentadas pelas instituições, buscando repensar a alfabetização e formular propostas de metas e ações para melhorar a qualidade do ensino no município.

Esse momento de conjunção com a comunidade ocorreu em horários diferentes em cada instituição. Na Escola Municipal Professora Darcília Guimarães, localizada no bairro Justino, o evento foi realizado a partir das 16 horas, e, além de se inteirarem das ações de intervenção pedagógica feitas pelos professores e direção escolar, os pais puderam formular propostas e sugestões para a melhoria do ambiente escolar e depositá-las em uma urna no local da reunião. 

imageDentre as muitas sugestões feitas, a de Joana Lima (foto), que tem quatro netos na escola, chamaram a atenção pela abrangência. Ela apresentou um relatório com diversas sugestões que vão desde a parte pedagógica, até o aumento do número de salas de aula. Também destacaram-se as que sugerem a "construção de um parquinho e aquisição de brinquedos para a oficina de recreação, a limpeza de um terreno vizinho à escola que, devido ao mato muito alto, está atraindo animais peçonhentos, a construção de quebra-molas perto da escola, pois o trânsito de caminhões é intenso no local e a divisão do intervalo escolar em dois momentos, de acordo com a idade dos alunos".

imageA diretora Maria Antônia Magalhães de Oliveira (foto ao lado) disse que "o trabalho que iniciamos no dia 12 alcançou hoje (14) o objetivo que era o de repensar a educação e trazer os pais para dentro dessa discussão. É visível o apreço da comunidade para com a instituição e isso ajuda a buscarmos melhorar sempre", concluiu ela, revelando que houve grande adesão dos pais ao evento.
  
Na Escola Municipal Turminha da Mônica, no Bairro Pouso Alegre, o Dia D – Plano de Intervenção Pedagógica aconteceu na manhã de sábado, 15, e reuniu os pais para o debate e apresentação de sugestões sobre o futuro da escola. A iniciativa contou ainda com uma palestra proferida pela professora Marina Guedes que falou sobre Alfabetização. A escola é dirigida por Renata da Silva Lopes Albuquerque e tem como supervisora Gislaine Barros Moura. No dia anterior, a Escola Municipal Professor Antônio Amaro, também realizou seu Dia D com a comunidade em encontro que começou por volta das 18 horas. (As fotos que ilustram esta matéria foram feita por Paulo Victor Rocha e outras gentilmente cedidas pelas escolas)

Veja mais fotos na galeria abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: Pedagógica, Educação, bairros, pais





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: