Em 22/05/2013 às 19h16 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Multidão lota praça na última noite da Festa de Santa Rita de Cássia

As pessoas aguardam ansiosas o show pirotécnico, ponto alto desta noite

Download
Esta quarta-feira, 22 de maio, é feriado em Cataguases, pois é o dia de Santa Rita de Cássia, sua padroeira, a quem os católicos ergueram uma das mais belas igrejas modernistas do mundo. Por conta disso, uma animada festa acontece na praça que tem o mesmo nome daquela santa, e que já se tornou uma referência na cidade. O sucesso deste evento pode ser visto por todos que passam por lá, nem que seja apenas para matar a curiosidade, oque convenhamos, é dificil, já que as várias guloseimas oferecidas são quase irresistíveis.

Os números que garantem o sucesso, porém, não são suficientes para explicar toda esta movimentação em torno da Festa da Padroeira. O resultado que faz com que uma multidão se aglomere todas as noites na Praça Santa Rita tem um nome: trabalho voluntário feito por mais de duzentas pessoas, que se doam ao próximo em nome deste que é um dos princípios cristãos mais importante. E tem o mesmo efeito de uma frase famosa muito na moda: "Gentileza gera gentileza". O doar-se também reflete acolhimento e um sorriso de agradecimento; o prestigiar a festa pela dedicação de centenas de pessoas que, virando noites num trabalho árduo, fazem o melhor que podem para uma multidão cada vez maior.

Quem não quer saborear o "pastel de Santa Rita"? Corre por aí que é o melhor da região. Exagero ou não, a fila interminável para desgustá-lo pode ser uma pista de que a iguaria é mesmo diferenciada. E os docinhos tentadores? Quem resiste passear por aquela Festa sem se deliciar com ao menos um brigadeiro, ou amor em pedaço, quem sabe um cajuzinho e até trufa? Tem plantas e flores também, arroz doce, canjica, angu à baiana, feijão amigo, todas delícias de Santa Rita que os cataguasenses aprenderam a esperar para saborear durante um curto período do ano. Tudo feito com muito amor e dedicação. Um ensinamento prático de que fazer o bem seja, talvez, a única saída para um mundo melhor, o mundo que sonhamos.

Agora a noite, a festa está alcançando o seu ápice. Daqui a pouco, os fogos de artificio pipocarão no ceu acima do teto côncavo do Santuário para os olhares atentos da multidão que vai aplaudir e admirar esta demonstração maior de devoção. A música, em seguida, voltará a animar a todos e o movimento nas barracas ainda vai fervilhar até altas horas. No dia seguinte, o ritmo frenético da cidade será retomado e ficará a lembrança de uma festa marcante, que tem o poder de aglutinar as pessoas sob o princípio do amor ao próximo e da doação, comum em todas as religiões cristãs. Salve Santa Rita de Cássia! (Com fotos de Marcos Spínola e Associação de Santa Rita) 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: Santa Rita festa padroeira multidão





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: