Em 16/05/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Casos de Dengue na cidade começam a cair, mas continua o combate à doença

A grande incidência da doença em Cataguases este ano está associada ao novo sorotipo

Download
O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases revelou, nesta terça-feira, 14, que os registros de suspeitas de Dengue na cidade vêm diminuindo significativamente nos últimos dias, e que nesta semana foram notificados apenas seis casos suspeitos da doença, mas até o momento nenhum deles foi confirmado ou descartado, pois ainda precisam passar por exames laboratoriais.

De acordo com Luiz Augusto de Lima Viana, agente de saúde do núcleo municipal de Endemias, até a 20ª semana dos trabalhos de combate à Dengue iniciados em 2013, foram notificados 1.457 casos suspeitos da doença em Cataguases, dentre os quais 557 são confirmados e 55 descartados. 

"A boa notícia é que já se passaram duas semanas desde o último registro de um caso confirmado da doença na cidade", destacou o agente, enfatizando que "o bloqueio de transmissão feito pelo UVB veicular (Fumacê) terminou, mas a prevenção e o combate à Dengue estão apenas começando, pois no total serão 56 semanas de trabalho até o fim do ano" contou. 

Além das visitas residenciais feitas pelos agentes de saúde, o "Bota fora contra a Dengue" também continua sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a de Serviços Urbanos, e no próximo sábado, 18, ele acontecerá nos bairros Marote, São Diniz, Ponte Alta e na região do IDAIC.

 Os números divulgados pelo setor de Endemias mostram que neste ano o período de maior incidência da doença em Cataguases foi entre os meses de março e abril, em que chegaram a ser registradas 159 notificações em apenas uma semana. No entanto, é importante lembrar que tais registros não revelam o número real de casos da doença na cidade, pois alguns pacientes não procuram o Sistema Único de Saúde e outros sequer sabem que contraíram Dengue, pois em alguns casos a doença é assintomática. 

A epidemia registrada em Cataguases este ano está sendo associada à reintrodução do sorotipo DEN-4 que também circulou em outras cidades de Minas Gerais, o que pode explicar o aumento expressivo do número de pessoas acometidas pela enfermidade no estado, que já registrou 54 óbitos por Dengue em 2013, sendo que uma das vítimas, Leandro Rodrigues da Silva, residia em Cataguases.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Autor: Paulo Victor Rocha

Tags: dengue, sorotipo prevenção campanha





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: