Em 01/05/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Moções, prestação de contas e debates marcam a sessão da Câmara

Vereadores discutiram sobre a possibilidade de repassar recursos aos times de futebol

Eunice Singulane durante a prestação de contas

Eunice Singulane durante a prestação de contas

Download
A Câmara Municipal de Cataguases realizou nesta terça-feira, 30, sua sessão ordinária semanal. Além dos projetos de lei a serem apreciados, os vereadores assistiram a apresentação das contas da Prefeitura referente ao último quadrimestre de 2012, feitas pela contadora Eunice Singulane. Também foram entregues Moções de Congratulações a pessoas que se destacaram em Cataguases nos meses de março e abril. A sessão começou por volta das 18:45 horas e terminou pouco antes das 23:30 horas, mantendo o que já virou tradição: sessões longas e cansativas, o que não era usual naquela Casa Legislativa.
O Sicoob Coopemata recebeu a Moção de Congratulação por ter aberto uma filial em Juiz de Fora. Para receber a honraria concedida pelo vereador Geraldo Majela Mazini, estiveram presentes os diretores daquela instituição financeira, César Augusto Mattos e Camilo Cristóvão Vicente. César salientou na ocasião sentir-se orgulhoso por ver uma iniciativa "genuinamente de Cataguases crescer e já se consolidar em diversas cidades da região". Ele agradeceu aos vereadores pela Moção e lembrou que "começamos com quarenta mil reais e hoje temos uma expectativa de movimentar até o final deste ano trezentos milhões de reais", frisou.
A Precisão Contabilidade, empresa da cidade que em abril completou vinte anos de atividade e emprega quarenta e três pessoas, também foi agraciada com a Moção de Congrsatulação pelos serviços prestados ao município neste período. Seu sócio proprietário, Jesusimar Dornelas agradeceu a homenagem e disse que a empresa procura se atualizar "constantemente para que possamos acompanhar com agilidade e eficiência as demandas surgidas a cada dia e assim oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes", destacou.
Também foram agraciados a Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, feita pelo vereador José Augusto Titoneli, ao escritor e artista gráfico Dounê Spínola que lançou recentemente mais um livro e foi agraciado por iniciativa dos vereadores JOsé Augusto Titoneli e Serafim Spíndola, a Escola de Samba Portela, pelo título do carnaval deste ano, por meio do vereador Antônio Beleza e o jornalista e editor do Jornal Cataguases, Camilo vória, pelos 107 anos de fundação daquele órgão oficial do Município. Camilo aproveitou para anunciar que o setor de comunicação da Prefeitura vai ter presença nas redes sociais e vai interagir com a imprensa do município. Ele também agradeceu a homenagem que lhe foi prestada pelo vereador Fernando Pacheco, presidente daquela Casa.
Na sequência, Eunice Singulane, contadora da prefeitura, fez a apresentação das contas do último quadrimestre da Administração de Willian Lobo de Almeida. Segundo informou os valores gastos com pessoal ficaram abaixo do limite prudencial de 51%; revelou que os investimentos em Saúde e Educação foram maiores do que o míimo estabelecido por lei e reiterou o valor da dívida flutuante, de pouco mais de R$3 milhões. Questionada pelos vereadores, Eunice esclareceu dúvidas, explicou detalhes contábeis e financeiros, limitando-se a respostas técnias pertinentes á sua área.
Durante o Grande Expediente o vereador José Augusto Titoneli cumprimentou os trabalhadores pelo 1º de Maio e, ao final, criticou a atual administração por não pagar o piso nacional de salário aos professores do município. Serafim, o segundo a discursar também fez críticas a atual administração que não aumentou o ticket alimentação para R$300. Ele também criticou o concurso de Garota Suburbano, em que, segundo ele, "meninas de treze anos se vestiam de periguetes contrariando o Estatuto da Criança e do Adolescente". Já o vereador Geraldo Majella Mazzini também lembrou o Dia do Trabalhador e disse que o governo irá trabalhar para melhorar a situação dos trabalhadores do município já a partir do próximo ano, tendo em vista as dificuldades encontradas neste início de mandato.
Dois substitutivos de autoria do vereador José Augusto Titoneli foram colocados em votação. O primeiro autoriza o prefeito a delegar decisões a seus secretários mas ele continua como responsável solidário, uma vez que esta é uma das prerrogativas do cargo. O projeto foi aprovado por unanimidade. O segundo autoriza o prefeito a doar uma vez por ano, sempre na data de aniversário do clube, a quantia de cinco mil reais para os times de futebol existentes em Cataguases e devidamente inscritos na Liga Esportiva e na Confederação Mineira de Futebol. Depois de um longo debate, o texto teve sua votação adiada.E, por fim, o último projeto a ser debatido, foi o Estatudo da Defesa, Controle e Proteção dos Animais existentes em Cataguases, de autoria do vereador Serafim Spindola.Polêmico e contrário aos interesses do Executivo que já anunciou não ter condições "neste momento" de colocá-lo em prática, foi novamente sobrestado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Tags: futebol câmara, vereadores, moções





Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: