Em 18/03/2013 às 17h45 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Na abertura da Semana da Água Secretário de Meio Ambiente anuncia ações de reflorestamento em áreas do município

A solenidade na Estação Ecológica Água Limpa deu i

A solenidade na Estação Ecológica Água Limpa deu i

Download

 

Texto e fotos: Paulo Victor Rocha

 

A Semana da Água 2013 teve início nesta segunda-feira, às 9 horas, na Estação Ecológica Água Limpa (Horto Florestal), onde representantes dos diversos parceiros do evento falaram sobre assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e, consequentemente, dos recursos hídricos, uma vez que o delicado funcionamento do ecossistema depende da manutenção de toda fauna e flora. Os eventos da Semana da Água 2013, cujo slogan é Águas para a Sustentabilidade, vão até o dia 22, em que é comemorado o Dia Mundial da Água.

 

Foi composta uma mesa formada por Alberto Félix, Supervisor Regional da Mata-IEF, José Onofre Pereira, presidente do Rotary Cataguases, José de Alencar Pinto Farage, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, presidente do Consórcio Intermunicipal para Proteção e Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Pomba, Sargento Silas, da Polícia Militar do Meio Ambiente, Maria Luiza Neves, da Secretaria Municipal de Educação, Felipe Parizzi, Gerente da Estação Ecológica Água Limpa e Alcemir de Oliveira, gerente Regional da Emater.

 

José Emilton (foto acima) agradeceu à Prefeitura Municipal, aos colaboradores e parceiros do evento, dizendo que “ações como estas são de grande importância para a conscientização das pessoas e preservação dos recursos hídricos”. Alberto Félix enfatizou a “necessidade de se proteger as nascentes, cercando-as de modo que os animais não cheguem até elas. Tomando essas precauções, estaremos preservando nossos rios, córregos e ribeirões, por isso, é importante que os proprietários rurais tomem essas atitudes, porque a vida de todos nós depende da água que sai das nascentes”, destacou.

 

Por sua vez, o Secretário Municipal de Agricultura e Ambiente de Cataguases, José de Alencar( foto ao lado) frisou que este ano “serão feitas atividades de reflorestamento em áreas do município, pois o solo descoberto é mais suscetível à erosões que ameaçam as águas superficiais”. Alcemir de Oliveira fez agradecimentos e reiterou o trabalho de conscientização que a Emater-MG vem realizando juntos aos produtores rurais no sentido de preservar os recursos hídricos e das florestas.

 

 

Ainda na solenidade foram reconduzidos e empossados os membros do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Água Limpa para mais um mandato de dois anos. O órgão é composto por trinta integrantes, sendo quinze efetivos e os demais, suplentes. Como determina o regulamento, o gerente da Estação Ecológica Água Limpa é, naturalmente, o presidente do Conselho. O cargo é exercido pelo biólogo Felipe Parizzi (foto à esquerda) que reiterou a importância dessas parcerias que foram feitas para realização daquele evento e discussão acerca da preservação da água no planeta. Ele também agradeceu ao Conselho Consultivo que fará um trabalho voluntário em prol da Estação Ecológica. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: