Em 16/03/2013 às 20h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Em ruínas, patrimônio histórico arquitetônico de Além Paraíba, pede socorro

Parte externa do telhado caiu e anteriormente o fo

Parte externa do telhado caiu e anteriormente o fo

Download

 

Na madrugada do último dia 3 de março, uma parte do telhado do prédio histórico da estação ferroviária de Porto Novo desabou. Lá funcionava o CEFEC – Centro Ferroviário de Cultura - e a Biblioteca Municipal (foto). A antiga estação que também abriga o Museu de História e Ciências Naturais é uma construção datada do final do Século XIX, mais precisamente do ano de 1871, quando foi inaugurada, inclusive, com a presença, em Além Paraíba, do Imperador D. Pedro II.

 

Há vários anos o prédio - que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal, mas que há anos é ocupado pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba - vem apresentando deterioração em sua estrutura e, desde o governo do prefeito Sérgio Ribeiro, não recebe qualquer obra de manutenção. Na madrugada do dia 3, caiu a parte onde funcionava o CEFEC e a Biblioteca Municipal Octacílio Coutinho - ambos desativados há cerca de um ano, também por motivos de desabamento no forro interno. 

 

O professor André Borges, diretor do Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, foi um dos primeiros a saber do desabamento. Preocupado com os riscos que o prédio oferece ele notificou a Prefeitura,  o Conselho Municipal de Patrimônio e Câmara Municipal de Além Paraíba. Também foi enviado ofício à empresa FCA (que usa uma parte da estação como escritório local) e ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - que, desde 2004 passou a ser o responsável pelo histórico prédio. 

 

A primeira providência concreta tomada até agora partiu da Coordenadoria da Defesa Civil local.  Por meio dela funcionários da Prefeitura fizeram uma vistoria no local, interditaram e isolaram a área e minimizaram os riscos. Segundo Renato Miranda, responsável pela Defesa Civil do município, foi enviada uma comunicação interna para a Secretaria Municipal de Obras a fim que ela realize estudos em busca de uma solução para o problema.

 

O histórico prédio da Estação Ferroviária de Porto Novo não pertence à Prefeitura e sim à União (sendo o IPHAN o responsável por ele), mas a Prefeitura de Além Paraiba, por estar utilizando o local, vai assumir a sua manutenção. A informação foi prestada pelo Secretário Municipal de Obras, Levindo Dias, que revelou já estarem sendo feitas sondagens junto a uma empreiteira para dar início à reforma da parte do telhado que desabou. “Estamos aguardando o orçamento da parte que desabou, de todo o telhado e outro para refazer o forro interno do prédio”, disse.  

 

Situação idêntica é constatada na Rotunda (foto ao lado), que tinha o formato redondo e está perdendo suas características originais devido a varios desabamentos por falta de manutenção. O prédio, bem como construções e terrenos adjacentes passaram a pertencerem à Igreja Católica depois de uma longa ação na justiça entre a RFFSA e a Diocese de Leopoldina.

 

 

 

Fonte e fotos: Agora Jornais Associados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: