Em 16/03/2013 às 14h48 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Fórum e Comitê Regional do Rio Doce discutem ações da agenda 2013

As prioridades definidas no fórum serão encaminhad

As prioridades definidas no fórum serão encaminhad

Download

Ampliar e fortalecer os hospitais regionais e os novos centros de atenção especializada, melhorar a infraestrutura para o desenvolvimento rural com ênfase nas estradas vicinais e prover condições adequadas de infraestrutura e recursos tecnológicos em toda a rede de ensino estadual.

 

Estas foram as prioridades definidas pelos integrantes do Fórum Regional do Rio Doce para a agenda regional 2013, durante encontro realizado nesta quinta-feira (14), em Governador Valadares, região Leste de Minas.

 

Os integrantes definiram também como prioridades a inovação em soluções tecnológicas para ampliar o acesso da população às redes de coleta e tratamento de esgotos e a criação de condições para ampliar a atração de novos negócios para a região.  Para chegar a estas estratégias consideradas prioritárias, os integrantes do fórum se reuniram em grupos de discussão onde debateram diversos temas relacionados a saúde, infraestrutura, segurança e educação, entre outros.

 

As prioridades definidas na reunião serão encaminhadas ao Governo de Minas para reforçar a atenção do executivo estadual com ações relacionadas a estes temas na região do Rio Doce.

 

O fórum é composto por integrantes de órgãos e entidades do Governo de Minas na região e, também, por pessoas da sociedade civil e faz parte da Gestão para Cidadania, modelo de iniciativa do Estado baseado na gestão regionalizada e participativa. Por este modelo, a sociedade é chamada a participar da priorização das ações estratégicas governamentais a partir das necessidades e demandas de cada região.

 

“O fórum é importante porque representa uma oportunidade do  governo ouvir a população. Com isso, podemos contribuir levando as reais necessidades das comunidades para o conhecimento do governo”, relata Maria Geralda Fontes, da Associação dos Moradores do Bairro Imbaúbas, de Ipatinga, e membro do fórum.

 

Para a superintendente Regional de Ensino em Guanhães, Márcia Godinho, o fórum é importante porque, além de serem apresentadas as necessidades locais, as pessoas podem emitir a sua opinião. “Podemos também levar essas informações e divulgar as ações do governo para  pessoas da nossa cidade”, diz.

 

Trabalho em parceria

 

Nesta sexta-feira (15), também se reuniram os integrantes do Comitê Regional do Rio Doce, formado por gestores de órgãos e entidades do Governo do Estado na região. No encontro foram apresentados trabalhos realizados por órgãos na região, a exemplo do representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), que falou sobre os programas Travessia Renda e Melhor Emprego. O representante do Corpo de Bombeiros relatou  as ações desenvolvidas pela corporação na região como os programas “Nada de Drogas”, “Bombeiros Mirins” e “Bombeiros na Escola”.

 

Na ocasião, a técnica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Mila Ribeiro, falou aos participantes sobre o conceito e o funcionamento do Acordo de Resultados, iniciativa que visa levar a organização a priorizar o resultado em todas as ações, levando à otimização do desempenho governamental.

 

O comitê continuará dando seguimento às demandas apontadas pelos integrantes nas últimas reuniões, como a definição de um local, em Governador Valadares, onde possam ser instalados vários órgãos do governo na região e que hoje ocupam imóveis alugados.

 

Para o coordenador Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) em Coronel Fabriciano, Níveo Pinto de Lima, o comitê tem proporcionado a interação entre órgãos do governo que antes não se comunicavam.

 

“Até então nós nos relacionávamos, basicamente, com pessoas de órgãos que, de alguma forma, tinham relação com o DER-MG. A partir do comitê vamos procurar trabalhar juntos, por exemplo, com o Instituto Mineiro de Agropecuária, na busca conjunta de solução para os problemas que temos com animais nas rodovias”, citou como exemplo

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: