Em 15/03/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Câmara Municipal faz sessão solene para homenagear com mensagens e flores as mulheres cataguasenses

As homenageadas receberam flores e um certificado

As homenageadas receberam flores e um certificado

Download

 

Texto e fotos: Paulo Victor Rocha

 

A Câmara Municipal realizou na quinta-feira, 14, sessão solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. Por motivo de saúde, não puderam comparecer os Vereadores Maurício do Vale Rufino e Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (o Aritana), contudo, as suas homenageadas foram recebidas pelos Vereadores Michelangelo de Melo Corrêa e Geraldo Majella Mazini, respectivamente. Para dar início às homenagens, foi executado o Hino Nacional Brasileiro e Flávia Lobo cantou o Hino de Cataguases, acompanhada ao violão por Maria do Carmo (Cacati). 

 

Ao todo, foram 45 homenageadas, sendo três escolhidas por cada vereador. Gleidis Peixoto Britto Furtado, Luiza Pussente Cavalieri e Maria Aparecida de Almeida foram as escolhidas do Vereador Antônio Batista Pereira. O Vereador Antônio Gilmar de Oliveira homenageou Leiliane Lobo da Rocha Oliveira, Marcela Maria Cadête Spínola e Wanda de Souza Azevedo. Já o Vereador Aquiles Branco Ribeiro lprestou homenagens à Irmã Dahlia Peixoto de Rezende Filha, Maria de Lourdes Paixão de Resende Neves e Regina Maria Moreira da Costa. O Vereador Fernando Rodrigues do Amaral escolheu Ângela Maria Ferreira Garcia, Maria das Graças de Castro Almeida e Neli Rodrigues do Amaral. Filomena Rosa Mário Miranda, Júlia Coelho Campos, Maria Angela Cadete Oliveira foram as que o Vereador Fernando Pacheco Fialho escolheu. O Vereador Geraldo Majella Mazini homenageou Eliana Maria de Oliveira Spíndola, Luci Luzia Moreira e Magda Aparecida Mazini de Almeida.

 

As homenageadas do Vereador João Manoelino da Silva Bolina foram Adriana Aparecida Eliezer de Souza, Maria Aparecida de Melo Ferreira e Sônia Aparecida Oliveira Bolina. O Vereador José Augusto Guerreiro Titoneli escolheu Alessandra Neves Menezes, Maria Ângela Girardi e Tereza Cristina Bandeira Silva Titoneli. Já o Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré levou Flávia Godinho de Oliveira Ribeiro, Maria Aparecida Bastos Ferreira e Raquel Silva Sousa para serem homenageadas. O Vereador Mauricio do Vale Rufino escolheu Beatriz do Vale Ramalho, Maria Izabel Vargas e Ocileni de Almeida Vargas. Camila Maria Cadête Spínola Ramos, Maria da Penha Silva e Maria Lúcia Soares de Mendonça foram as homenageadas do Vereador Michelangelo de Melo Corrêa.

 

O Vereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura escolheu Elenice Matias, Maria do Carmo Torres Costa e Zilma Felipe de Almeida Souza. Eloisa Simões da Rocha, Leda Fonseca Peixoto e Maria Antônia Couto Spíndola foram as homenageados do Vereador Serafim Couto Spíndola. O Vereador Vinicius Machado Costa de Oliveira levou Dora Lúcia Costa, Maria das Graças Theodoro da Silva e Maria Ivonete Cabral para receberem as homenagens. As escolhidas do Vereador Walmir Linhares da Costa foram Irene Galvão, Manoela Silva Dias da Cruz e Maria Lúcia Marinho Carias. A surpresa da noite foi para Ana Maria Paixão, diretora administrativa da casa, que também recebeu homenagens dos vereadores.

 

Todas as homenageadas receberem flores e certificados. Milena Duarte leu uma poesia e lembrou também que dia 14 é o Dia Nacional da Poesia. A equipe do Proler Cataguases fez nova apresentação para os presentes. O Vereador Walmir Linhares da Costa foi o primeiro a ler sua mensagem às mulheres, dizendo que elas merecem homenagem, pois “fortalecem e dão direcionamento à dinâmica social, além de totnar nossa convivência em sociedade mais bela, suave, sem perder a capacidade de superação”. Destacou ainda que “a mulher é importante em todas as fases familiares, como esposa, mãe, amiga, confidente, conselheira e condutora”.

 

O Vereador Serafim Couto Spíndola, responsável pelo requerimento que deu origem às comemorações, foi o segundo a ler sua mensagem às homenageadas, que, segundo ele, “representam todas as mulheres de Cataguases e do Brasil”. Serafim lembrou um pouco da trajetória da mulher na sociedade brasileira, desde o dia 8 de março de 1857, quando as operárias de fábricas de Nova Iorque fizeram greves, até os dias atuais. “A mulher é o nosso maior exemplo de liderança, apesar de ser considerada como sexo frágil, é muito mais forte”. O Vereador destacou que “ser mulher é estar antes do ontem e depois do amanhã, é acima de tudo um estado de espírito”. A Ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça, que foi uma das homenageadas, também foi à tribuna prestar suas palavras de homenagem às mulheres. Muito aplaudida, ela falou sobre o papel importante que a mulher exerce na construção de uma sociedade mais justa e disse que “se tivesse que voltar ao mundo mais de uma vez, viria mulher sempre”.

 

Ainda como parte das homenagens o músico Renato Barushi tocou duas canções. Em seguida, todos os vereadores falaram um pouco mais sobre a necessidade da mulher na vida dos homens e da sociedade, inclusive o Vereador Michelangelo se emocionou ao falar da sua mãe. Depois algumas homenageadas subiram à tribuna para também dizer algumas palavras às demais presentes. Maria Lúcia Carias foi a primeira a falar, lembrando que “a mulher já conquistou algum espaço na sociedade, mas ainda falta muito a conquistar e isso será conseguido quando a sociedade aprender a respeitar ao próximo”. Também falaram Maria Ângela Girardi, Tereza Cristina Titoneli, Magda Mazini, Zilma Felipe e, por fim, Luiza das Graças que pediu a “todas as divindades presentes” para abençoarem as mulheres e todos os presentes na câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: