Em 14/03/2013 às 12h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Programa Cozinha Brasil, do SESI, está em Cataguases realizando minicurso gratuito para 130 pessoas

Uma das aulas práticas do minicurso promovido pela

Uma das aulas práticas do minicurso promovido pela

Download

A Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) está realizando na cidade desde a última terça-feira, 12, o Programa Cozinha Brasil do SESI. Trata-se de um minicurso gratuito, com dez horas de duração, que tem como objetivo promover a educação alimentar saudável e aproveitamento total dos alimentos. Cerca de 130 pessoas divididas em três turmas (manhã, tarde e noite) estão assistindo as aulas que acontecem no SENAI, conforme revelou Léllis Dutra, gerente da ACIC.

 

O curso é ministrado em duas etapas. A primeira, teórica, aconteceu em uma das salas de aula da ETFG, outra parceira do projeto. A segunda, prática, é realizada na Unidade Móvel do SESI, uma cozinha completa montada na carroceria de um caminhão. As aulas são ministradas pelas instrutoras nutricionistas Márcia Juliana Fonseca e Carla Vasconcelos Santos, do SESI de Divinópolis, que se revezam ensinando receitas e explicando a importância e valor nutricional dos alimentos, além de acabar com mitos e preconceitos sobre os alimentos, conforme revelou Márcia.

 

Voltado para pessoas com idade acima de catorze anos, Márcia revela que a maioria dos alunos é formada por donas de casa, merendeiras escolares, cozinheiras de restaurantes e até homens: “Temos cinco deles participando conosco”, revelou. Segundo a avaliação da instrutora o minicurso em Cataguases alcançou seu objetivo. “Tivemos um bom e atento público, sendo que alguns deles, inclusive, já haviam participado de edições anteriores e voltaram para relembrar e aprimorar o conhecimento. Então, acredito que o resultado é muito positivo”, completou Márcia.

 

Além de receitas fáceis e gostosas, os participantes do curso aprenderam a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; aproveitá-los integralmente reduzindo o desperdício; Preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; Consumir em quantidade adequada e sob condições de higiene e promover a melhoria da renda familiar, explicou Léllis Dutra, que vê este programa do SESI como “uma importante contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população”.

 

Para Regina Célia da Silva Paula (foto à direita), que participa da turma da noite, o curso é “excelente”. Segundo ela “decidi assistir às aulas porque já procuro fazer uma alimentação mais saudável e queria aprender mais a este respeito e até saber se estou fazendo tudo certo”, disse. Sobre o curso Regina disse estar muito satisfeita. “Estou adorando e conhecendo ainda mais os alimentos e o que eles têm de melhor para nossa saúde. Depois deste curso, tenho certeza que vou melhorar a qualidade da minha alimentação e a de todos lá em casa”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: