Em 12/03/2013 às 18h43 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Associações de municípios serão parceiras do Estado para cumprir os Objetivos do Milênio

Representantes de 42 Associações de Municípios reu

Representantes de 42 Associações de Municípios reu

Download

 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), promoveu nesta terça-feira (12), no Palácio Tiradentes, a quinta reunião de trabalho do Programa de Revitalização e Fortalecimento das Associações Microrregionais. O encontro foi presidido pelo vice-governador, Alberto Pinto Coelho, e contou com a presença de representantes das 42 Associações de Municípios do Estado.

 

Durante o evento, foi apresentada às Associações proposta de parceria para incentivar os municípios do Estado a alcançar os Objetivos do Milênio, desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e repactuados pelo Governo de Minas em 2012 com metas mais ousadas aos oito “Objetivos” já existentes e criando uma nona meta relacionada à Segurança Pública.

 

A parceria visa incentivar as instituições que representam os municípios mineiros a realizarem um levantamento regional dos Objetivos que ainda não apresentam resultados satisfatórios. Com esse diagnóstico, o Governo de Minas vai agir de forma a priorizar ações que possam melhorar estes indicadores e podendo assim cumprir estas metas até 2015.

 

O vice-governador Alberto Pinto Coelho destacou o vanguardismo do governo mineiro ao instigar e se comprometer em alcançar metas mais ousadas que vão além dos Objetivos do Milênio.

 

"Nós não teremos êxito se a voz de Minas não for ecoada e não tiver a ressonância e comprometimento de todos agentes públicos. Ressalto a importância de sairmos dessa reunião com compromissos acertados. Como o governador Antonio Anastasia determinou, trabalharemos cada vez mais para avançar além das metas propostas pela ONU. Nosso objetivo é transformar Minas Gerais no melhor estado para se viver", enfatizou o vice-governador. 

 

Minas Gerais foi o primeiro Estado do mundo a repactuar com a ONU os Objetivos, uma vez que já tinha cumprido as metas estabelecidas antes do prazo estabelecido pela entidade. Com isso, Minas Gerais tem até o ano de 2015 para cumprir estas novas exigências estabelecidas.    

 

Além da proposta da parceria com as Associações de Municípios para fortalecer o cumprimento dos Objetivos do Milênio, a reunião também contou com a apresentação das ações do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) feitas pelo seu presidente, Dom Mauro Morelli.

 

Reunião com as Associações

 

As reuniões de trabalho tem o objetivo de alinhar as políticas públicas do Estado com os municípios através da articulação com as Associações Microrregionais. Durante os encontros são apresentados programas do governo mineiro o em diferentes áreas que podem ser potencializadas com a participação e o apoio das Associações de Municípios.

 

Para o secretário-adjunto da Sedru, Alencar Santos Viana, esta iniciativa vem proporcionando a potencialização dos programas estaduais junto as cidades mineiras. “As Associações são grandes parcerias do Estado na realização de nossas políticas. Desde 2009 o Governo de Minas visa fortalecer estas entidades que são nosso elo com os municípios. Desta forma, a Sedru realiza periodicamente encontros para apresentar ações governamentais que podem ser realizadas e intensificadas em parceria com as Associações Microrregionais”, disse.

 

Fonte: Agência Minas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: