Em 10/03/2013 às 14h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Filme 'Meu Pé de Laranja Lima' emociona plateia em noite de lançamento do Guia Modernista de Cataguases

Mónica Botelho, o diretor Marcos Bernstein e atore

Mónica Botelho, o diretor Marcos Bernstein e atore

Download

 

 

O Centro Cultural Humberto Mauro recebeu convidados para a exibição do longa metragem “Meu Pé de Laranja Lima”, dirigido por Marcos Bernstein, o primeiro filme de grande porte realizado pelo Polo do Audiovisual que foi rodado em Cataguases, Recreio, Piacatuba, Abaíba e Rio de Janeiro. Adaptação do livro homônimo de José Mauro de Vasconcelos, o filme traz como protagonista o garoto João Guilherme Ávila, José de Abreu, Caco Ciocler e Emiliano Queiroz, além do ator cataguasense Eduardo Dascar que, por sua atuação, foi indicado ao prêmio de melhor ator no Festival do Rio ano passado.

 

Grande parte do elenco esteve presente ao lançamento, além do diretor, Marcos Bersntein, que estreia seu terceiro longa. Ele ficou consagrado com o premiadíssimo Central do Brasil cujo roteiro é de sua autoria e de João Emanuel Carneiro (hoje novelista da Globo e autor de “Avenida Brasil”). Em um rápido pronunciamento momentos antes da exibição, ele destacou a iniciativa do Polo Audiovisual como determinante para a realização do filme, além do patrocínio da Energisa. Já Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e uma das idealizadoras do Polo Audiovisual, fez agradecimentos e disse estar “orgulhosa” de poder ver o primeiro resultado deste empreendimento.

 

O filme traz a história do garoto Zezé, originalmente escrita em 1968, para os dias atuais. Filho de família pobre, vive entre sonhar em mudar-se para a cidade grande quando crescer, e fazer travessuras próprias das crianças de sua idade e, por isso, é espancado diariamente por seu pai (Eduardo Dascar) um alcoólatra desempregado e sem perspectiva na vida. Esperto e inteligente, tem como seus melhores amigos um pé de laranja lima (com quem “conversa” diariamente) plantado no quintal de sua casa e um velho e solitário português.

 

Além da interpretação emocionante de João Guilherme Ávila, o Zezé, o filme tem atuações marcantes de José de Abreu, Caco Ciocler e do cataguasense Eduardo Dascar, que soube dar o tom exato de crueldade e distanciamento na relação entre pai e filho que o texto exigia. Além da belíssima fotografia de Gustavo Hadba e do enxuto roteiro, também de Marcos Bersntein,  a obra, para os que residem na região onde foram feitas as filmagens, é um redescobrir  paisagens destas localidades e suas belezas. “Meu Pé de Laranja Lima”, que foi aplaudido de pé após ser exibido no Festival do Rio, inicia sua carreira comercial no dia 19 de abril e, certamente, será um sucesso de público.

 

Guia Modernista

Na mesma noite, porém, mais cedo, foi lançado na noite deste sábado, 9, em Cataguases, a segunda edição do Guia de Arquitetura Modernista de Cataguases, um livro com fotos e textos informativos sobre as obras arquitetônicas modernistas existentes na cidade. Elaborado pelo arquiteto Paulo Henrique Alonso, que coordenou uma equipe de profissionais, o Guia é um importante instrumento para aqueles que querem conhecer a riqueza e a importância dessa arquitetura no contexto brasileiro.

 

O lançamento aconteceu no Instituto Cidade de Cataguases – ICC – a partir das 19 horas e reuniu, além dos responsáveis pelo trabalho, os coordenadores daquela instituição e da Fábrica do Futuro, Djalma Dutra e César Piva, o escritor cataguasense, Luiz Ruffato, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Segurança de Cataguases, Ângelo Andrade Cirino, além de dezenas de convidados.  O Guia foi produzido em duas versões: papel e eletrônica, que pode ser acessada através do endereço www.fabricadofuturo.org.br.

 

 

* No segundo parágrafo onde se lê "terceiro longa", o correto é "segundo longa".

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: