Em 09/03/2013 às 11h25 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Forum Diver-Cidades Criativas mapeia as atividades culturais em andamento na Zona da Mata

Download

 

Por Paulo Victor Rocha

 

O Centro Cultural Humberto Mauro recebeu na tarde desta sexta-feira, 8, o Fórum Diver-Cidades Criativas para tratar do “Programa MINAS Território Cultural”, lançado pela manhã em Cataguases;  o “Programa Minas Film Commission”, e do Projeto Escola Animada, além da assinatura de Convênio com o SEBRAE e do Termo de Cooperação Técnica com a UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. Também foi apresentada da agenda do Polo Audiovisual e suas produções para 2013. O evento foi coordenado por César Piva, gestor cultural da Fábrica do Futuro.

 

A professora Andréia Toledo, da UEMG, abriu o Fórum com a apresentação de sua dissertação de mestrado sobre políticas públicas culturais na Zona da Mata Mineira. A obra deu origem ao livro “O Cultivo de Sonhos: uma cartografia das políticas públicas na Zona da Mata Mineira”. Ela revelou os resultados do mapeamento cultural que fez em Cataguases, Além Paraíba, Ubá, Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé e Viçosa, ressaltando que, embora essas sete cidades possuam atividades culturais, algumas delas precisam melhorar em determinados aspectos estas atividades. Em seguida, foram exibidos os vídeos “Patrimônio” e “Maria Fumaça, com duração de um minuto e feitos por alunos do Idaic.

 

Cláudio Santos, que trabalha na Fábrica do Futuro falou sobre o projeto “Fábrica Animada”, que vem produzindo filmes em animações. Ele lembrou a primeira edição do projeto, em 2011, na qual o Coletivo FIC Cataguases participou fazendo a animação “O Plano de Peçanha”, que está servindo como objeto de pesquisa na UEMG. Depois dele, o professor de História Luiz Fernando Leitão, falou sobre o projeto “Escola Animada”, que pretende “capacitar cerca de 230 professores e mais de 15 mil alunos da região para desenvolvimento de trabalhos de audiovisual”. Carolina Gontijo, que trabalha na Secretaria de Estado de Cultura explicou sobre o funcionamento do Minas Film Comission e o suporte que ele proporciona às atividades de audiovisual no Estado. 

 

O vice-prefeito Sérgio Gouvêa, a empresária Mônica Botelho, o vereador Fernando Pacheco, professores da UEMG, cineastas, escritores e outros empresários e secretários, também falaram sobre questões de políticas públicas culturais, audiovisual, desenvolvimento, educação e inovação. Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, elogiou o trabalho de todos os envolvidos na organização e realização do evento. Para finalizar, a atriz cataguasenses, Maria Júlia Garcia, encenou uma peça baseada no texto de Virginia Woolf, para homenagear o Dia Internacional da Mulher. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: