Em 23/02/2013 às 09h00 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Escola Estadual Coronel Vieira realiza Culto ecumênico em comemoração ao seu centenário

A escola completa amanhã cem anos de funcionamento

A escola completa amanhã cem anos de funcionamento

Download

 

Texto e Fotos: Paulo Victor Rocha

 

A Escola Estadual Coronel Vieira, inaugurada em 1913 pelo decreto 3723 de 8 de outubro, completará cem anos de fundação neste domingo, 24 de fevereiro.  Na ocasião, a escola será homenageada com faixas de congratulações e, no dia seguinte, haverá um Culto Ecumênico às 17 horas, do qual participarão direção, professores, alunos, comunidade e funcionários, marcando, desta forma, o início das comemorações do centenário da instituição, que se estenderão a eventos durante o ano.

 

O Grupo Escolar de Cataguases, como era chamado na época, se tornou realidade graças aos esforços do Deputado Federal Dr. Astolfo Dutra Nicácio e do Agente Executivo Municipal Coronel João Duarte Ferreira. Quando começou a funcionar, o grupo tinha quinhentos e sessenta e oito alunos, sete professores, três auxiliares administrativos e um porteiro. No ano seguinte passou a se chamar Grupo Escolar Coronel Vieira, pelo decreto 8.890 de 23 de novembro, e depois foi nomeada Escola Estadual Coronel Vieira. Hoje possui seiscentos e trinta alunos e cerca de trinta professores, que, somados à direção e aos auxiliares, totalizam mais de 50 funcionários. Esses dados foram revelados pela diretora Gleidis Peixoto Brito Furtado (foto), a qual está na direção desde 2007, junto com a vice-diretora Maria do Carmo Silveira de Paula.

 

Gleidis contou que “a escola vem conseguindo ótimos resultados nas avaliações do Governo Federal e que em 2012 alcançou média de 6,6 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”. Esses resultados, segundo ela, “são reflexos do trabalho em equipe da direção, dos professores, enfim, de todos os envolvidos no trabalho que a escola faz com os alunos, que futuramente serão bem sucedidos em suas vidas sociais e profissionais, como foram muitos que aqui passaram”, destacou.

 

A Escola Estadual Coronel Vieira, localizada na Avenida Astolfo Dutra, 303, Centro, é patrimônio histórico desde 1994 e recebeu reformas no período de 17/1/2011 a 13/1/2012. As obras custaram R$ 533.000,00 e foram feitas pela construtora Oliveira Clemente, respeitando as normas de preservação patrimonial geridas pelo IPHAN, conforme frisou a diretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: